Prefeitura cobra informações sobre transferência de detentos

na Categoria Sem categoria

A Prefeitura de Sabará vem a público solicitar ao Governo do Estado, mais precisamente a Secretaria de Estado de Justica e Segurança Pública (SEJUSP)sobre a transferência de detentos do presidio de Sabarál, de forma preventiva, em função do risco de rompimento de barragens, conforme noticiado na imprensa na noite desta quarta feira (04/03). Em nenhum momento os orgãos oficiais do municipio foram informados  de tal medida e a noticia vem alarmando toda a população.

De acordo com informações cedidas pela Rádio Itatiaia, a ação faz parte de um Plano de Emergência, resultado de um estudo sobre as unidades prisionais que ficam em áreas afetadas em caso de rupturas de barragens de rejeitos de minério.

De acordo com a Sejusp, no caso de Sabará, a unidade prisional pode sofrer o impacto de rupturas de nove diferentes barragens. Algumas destas estruturas encontram-se em níveis 2 e 3 de emergência, exigindo, desta forma, que a Sejusp realize como medida preventiva a desativação do Presídio de Sabará.

Esta ação tem caráter preventivo e está prevista em plano de ação, dada à dificuldade de se realizar a transferência, em tempo célere, de pessoas que se encontram em ambientes prisionais.

A Prefeitura solicita informações sobre quais são, onde estão localizadas  e quais os estados de emergência de cada barragem citada pela Sejusp. Tais informações são fundamentais para informar e tranquilizar a população que se encontra alarmada diante de tal notícia.