POPULAÇÃO: PREFEITURA DE SABARÁ E IBGE PROMOVEM PRIMEIRA REUNIÃO SOBRE REALIZAÇÃO DO CENSO 2022 NA CIDADE

na Categoria Planejamento

Neste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, em todo o Brasil, o Censo Demográfico para contagem dos habitantes e identificação das suas características e como vivem, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas. Na última semana, no Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino, foi realizada a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento (Repac) do Censo entre a Prefeitura de Sabará e o IBGE.

A reunião teve como objetivo alinhar diversas informações e ações como – informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2022; reforçar a importância do Censo Demográfico 2022 para o planejamento público e privado; informar que os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo, e reconhecer a equipe do IBGE; acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados; ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obter postos de coleta e locais de treinamento; e ajudar na divulgação do Censo para a sociedade.

Censo Demográfico 2022 em Sabará

O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Seu resultado serve de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Segundo o IBGE, em 2022, Sabará contará com três postos de coleta, localizados nos bairros Centro e Ana Lúcia e no Distrito de Ravena; e uma equipe formada por 01 (um) Coordenador Censitário de Subárea (CCS), 01 (um) Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI), 01 (um) Agente Censitário Municipal (ACM), 12 (doze) Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 113 (Cento e Treze) Recenseadores.

No período que antecede o Censo, a equipe, que atuará em campo, passará por treinamentos que estão previstos para ocorrerem nos meses de junho e julho. Durante a coleta das informações da população do município, o recenseador estará uniformizado com colete e boné e poderá ser identificado por meio do crachá e QR Code. No site https://respondendo.ibge.gov.br/ é possível verificar a identidade do entrevistador do IBGE.

Para mais informações sobre o Censo Demográfico 2022, acesse www.ibge.gov.br.