PATRIMÔNIO HISTÓRICO: TEATRO MUNICIPAL CELEBRARÁ 204 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

 na Categoria Cultura

No dia 2 de junho de 2023, o Teatro Municipal de Sabará comemora 204 anos de história. O prédio é um dos mais icônicos cartões-postais da cidade, o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em atividade e um dos melhores no que diz respeito à acústica.

Ao longo de sua história, o espaço recebeu a visita dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e também foi palco de diversas peças, óperas e espetáculos que influenciaram a sociedade local. Sua importância para a cultura mineira é tamanha, que o imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1963.

Em comemoração aos 204 anos de existência, a Prefeitura de Sabará, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, preparou uma programação especial. O Teatro fica localizado na Rua Dom Pedro II, no Centro Histórico.

Para mais informações acesse http://descubra.sabara.mg.gov.br/eventos ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (31) 3671-1780.

Programação

2/6 – Sexta-feira

20h00 – Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da UEMG: Libiano! Um brinde à ópera!

Coordenado pelos professores Daiana Melo e Diego de Almeida, o Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (GEO ESMU-UEMG) é um projeto de extensão voltado para cantores líricos, que desejam aprimorar-se na prática do repertório operístico. Neste sentido, anualmente integram o grupo estudantes de Canto Erudito da ESMU-UEMG e demais cantores líricos interessados. Na edição deste ano, o grupo produziu um espetáculo cênico-musical, no qual são apresentados trechos de óperas diversas de compositores desde o século XVII até o século XX. Passando cronologicamente pela história da ópera, os integrantes do grupo performarão árias, duetos, trios e coros.

*Necessária a retirada do ingresso gratuito no site http://sympla.com.br/sabar%C3%A1

3/6 – Sábado

19h30 – Orquestra Mineira de Câmara

A Orquestra Mineira de Câmara é formada por um grupo de jovens musicistas que almejam experimentar a excelência que um bom grupo musical pode proporcionar. Somos uma instituição independente que tem como maior objetivo trazer ao público de Minas Gerais a oportunidade de tocar e ouvir uma orquestra que tem a energia jovem de querer conquistar o mundo!

*Necessária a retirada do ingresso no site http://www.sympla.com.br/orquestra-mineira-de-camara—concerto-no-teatro-municipal-de-sabara__1991955 .

4/6 – Domingo

15h – Arte em Dança: Espetáculo de dança

*Necessária a retirada do ingresso gratuito no site http://sympla.com.br/sabar%C3%A1

19h – Espetáculo: “Se essa rua fosse minha”

Partindo do universo da rua e da trajetória delirante de Lady Macbeth, a história traz a luz temas como invisibilidade social e relações de poder, contracenando com os fantasmas do dia a dia de uma mulher em situação de rua, levando o espectador a entrar em um universo imagético, lírico, cômico e trágico.
Uma atriz, uma rainha. Moradora de rua, Macaxeira, revive a tragédia de Lady Macbeth, sua loucura e seus medos.
3 indicações no Prêmio Copasa/SINPARC – Melhor direção, melhor atriz e melhor espetáculo. Vencedora do Prêmio de Melhor Atriz.

*Ingressos vendidos na “Coisas da Roça Nossa”, localizado na Rua Mestra Ritinha, nº 149, e na Padaria do Vô Pedro, na Rua Comendador Viana, nº 310, Centro.

Notícias Recentes