PATRIMÔNIO HISTÓRICO: CHAFARIZ DO KAQUENDE PASSA POR VISTORIA TÉCNICA PARA REALIZAÇÃO DE RESTAURAÇÃO

na Categoria Cultura

Atendendo a um convite da Prefeitura de Sabará, ontem (23/7), o escultor, canteiro e restaurador de elementos em pedra, Rinaldo Urzedo, esteve no Chafariz do Kaquende para uma vistoria técnica no local, visando reunir informações sobre algumas intervenções que precisam ser realizadas no chafariz e buscando um trabalho de restauração criterioso, que respeite a história do monumento. O profissional, que atua em diversas cidades históricas de Minas Gerais, foi acompanhado na visita pelo secretário municipal de Cultura, André Alves, e pela arquiteta, Milene Pinto.

“Na bacia do bojo há a necessidade de fazer a consolidação da fissura e um rebaixo em torno de 2,5 a 3,0 centímetros na parte anterior do lugar onde cai a água, para evitar o derramamento que está ocorrendo na lateral do chafariz. Além disso, é preciso executar a reconstituição da cartela, obra artística localizada na parte superior do monumento”, explicou Rinaldo Urzedo.

De acordo com André Alves, a proposta é continuar com os trabalhos relacionados ao Kaquende. Porém, sua próxima fase é mais complexa e com intervenções pormenorizadas, como a reconstituição da cartela, que foi danificada entre 2013 e 2014. “Foi importante recebermos a visita do Rinaldo para realizar esta vistoria técnica, pois ele é uma indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e um profissional que é referência no mercado. E os tipos de intervenções de restauração que ainda precisam ser feitas requerem um vasto conhecimento técnico, pois se trata de um trabalho especializado e com muita riqueza de detalhes”, relatou.

Após passar por obras de manutenção e revitalização completa de pintura, no dia 17 de julho, data em que é comemorado o aniversário de Sabará, como forma de presentear a cidade pelos seus 310 anos de Vila Real, o Kaquende foi entregue à população. Na etapa de manutenção, foi feita a análise da água límpida de uma nascente no Morro São Francisco, que abastece o chafariz, e a limpeza da canalização para garantir que a água seja pura e própria para o consumo. Quanto à etapa da pintura, para descobrir as cores originais do monumento, foi feita uma prospecção, que é uma ação de restauro, na qual vai descamando as camadas de tintas. Por meio dessa intervenção, foram descobertas nove camadas de cores e a sua originalidade em tom de cinza.