PARCERIA: PROJETO PREVÊ A RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL DOS RIBEIRÕES CAETÉ-SABARÁ

na Categoria Governo, Meio Ambiente

Promotoria de Sabará vai direcionar mais de R$ 3 milhões em recursos de medidas compensatórias ambientais para recuperação de uma área de 120 hectares. Proposta foi contemplada por meio da Plataforma Semente

Foi assinado nesta quarta-feira, 21 de junho, o termo de compromisso que vai destinar R$ 3 milhões para a recomposição florestal do Ribeirões Caeté-Sabará – um dos primeiros afluentes a impactar o Rio das Velhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Termo de Compromisso foi firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Instituto Plantando, a Prefeitura de Sabará, o CBH Rio das Velhas e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais CeMais.

“Vivemos hoje um cenário delicado de degradação do meio-ambiente no Estado de Minas Gerais. Portanto, é extremamente relevante que as comunidades atingidas por crimes ambientais sejam diretamente beneficiadas com projetos de recuperação e preservação. Essa é a missão do Ministério Público na área ambiental”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (Caoma-MPMG), Dr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Os recursos para viabilizar o projeto são provenientes de medidas compensatórias ambientais, direcionadas pelo Promotor de Justiça MPMG, em Sabará, Dr. Rodrigo Gonçalves Mariano de Oliveira. “O projeto de recomposição florestal do Ribeirões Caeté-Sabará foi apresentado pelo Instituto Plantando na Plataforma Semente, para que pudesse ser contemplado com os recursos de medidas compensatórias. Essa assinatura é muito simbólica, uma vez que agora avançamos para o momento de execução do projeto e a recuperação de uma área de 120 hectares, com impacto positivo para o meio-ambiente e toda a comunidade”, explicou Oliveira.

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirões Caeté-Sabará localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. Segundo a presidente do Instituto Plantando, Edna Nogueira Araújo, essa parceria é fundamental para ampliar a área de preservação. “Além dos novos plantios de mudas nativas e ações de proteção de nascentes, com essa parceria vamos combater incêndios florestais nas áreas abordadas, monitorar a qualidade das águas e construir terraços, barraginhas e curvas de nível para preservar a paisagem local.”, celebra.

A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Sabará, Andrea Saraiva, representando o prefeito municipal, Wander Borges, reforçou a importância das parcerias para o bem-estar social da população da cidade. “Estamos monitorando a melhoria na qualidade da água do córrego São José e esse projeto irá impactar todos os usuários das águas dos ribeirões Caeté-Sabará, formado por uma população de cerca de 150.000 habitantes, somente em Caeté e Sabará.”

O projeto Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará será monitorado em todas as etapas pela equipe multidisciplinar da Plataforma Semente. “Ao longo de sua execução serão realizadas reuniões para apresentação dos resultados para o CBH Rio das Velhas e Prefeitura de Sabará. O objetivo é aprimorar a execução das atividades nas etapas subsequentes”, explica a coordenadora da Plataforma Semente, Renata Fonseca. O Semente é uma iniciativa do Caoma-MPMG, em parceria com o Cemais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.