OPERAÇÃO PIPA LEGAL

 na Categoria Defesa Social

A Prefeitura de Sabará por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), está realizando uma blitz educativa contra o uso de linhas Chilenas e Cerol.

O objetivo é conscientizar a população em relação aos riscos existentes no uso de linhas cortantes. Os acidentes provocados pelo uso do cerol e da linha chilena são considerados gravíssimos. Os registros de ocorrências deste tipo são frequentes entre os motociclistas, geralmente vitimados com maior gravidade.

As ações educativas acontecerão em todos os bairros do Município. No local da blitz é feito a abordagem verbalmente, conscientizando sobre o perigo dessas linhas, também é feita uma fiscalização e recolhimento do material caso necessário.

De acordo com o supervisor da Guarda Civil, Wederson França, foram abordados até o momento cerca de 50 pessoas, entre crianças e adolescentes, até o momento foram recolhidos 20 pipas e 30 carretéis de linhas, contendo cerol e linha chilena.

“Soltar papagaio não é proibido. No entanto, tem que haver a conscientização da pessoa que o uso de linhas cortantes é proibido. Até agora não foi necessário uma intervenção da Policia Militar. Fizemos alguns recolhimentos dessas linhas. A Guarda vem trabalhando direto nessas ações para que não ocorra acidentes.” Afirmou o supervisor da Guarda Civil.

Utilizar Cerol ou Linha Chilena é crime (Lei Estadual nº 14.349 de 2002), que prevê multa para os infratores, ficando esses sujeitos também a sanções cíveis e penais. Não deixe a brincadeira virar crime. Pipa legal não tem Cerol!

Notícias Recentes