OFICINA: PREFEITURA PROMOVERÁ CURSO DE CONFECÇÃO DE BAINHA E RENDA TURCA

na Categoria Cultura

A partir do dia 18 de abril de 2023, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá oficina de confecção de Bainha e Renda Turca. O curso acontecerá todas as terças, de 14h às 16h, no Solar do Padre Correia, localizado na Rua Dom Pedro II, n° 200, no Centro.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição gratuito pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEO0URyh2vaIphTwJJJo7Suyehe12Qdh7B8C1muHMTWXez0g/viewform. As vagas são limitadas. Para mais informações entre em contato no telefone (31) 3671-1780.

História

Registrada como Patrimônio Imaterial de Sabará, a renda turca é originária do Oriente e foi introduzida em Minas Gerais no período colonial. Tornou-se importante manifestação da arte popular mineira. Em Sabará, em processo de releitura, a renda turca tradicional (de forma circular) adquiriu características próprias, onde lhe foram acrescentados os bicos, trazendo a leveza e a singularidade no acabamento das peças produzidas pelas artesãs de Sabará. A bainha aberta, também trazida do oriente pelos portugueses, é uma das formas mais delicadas de garantir a elegância aos tecidos trabalhados pelas mãos das bordadeiras.