NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA ALERTA PARA O COMBATE E A PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 na Categoria Saúde

Um a cada 36 homens morre de câncer de próstata no mundo. No Brasil, são mais de 12.000 todos os anos. Um a cada seis homens serão diagnosticados com câncer de próstata ao longo de sua vida. São descobertos cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país por ano. Quase 50% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista. O câncer de próstata é o 2º tipo que mais mata homens no Brasil (perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma).

Os dados acima, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), refletem a importância da Campanha “Novembro Azul”. A notícia boa é que, descoberta precocemente, a doença possui 90% de chance de cura. Por isso é preciso que todos saibam: o diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Os principais sintomas do câncer de próstata são a impotência sexual, urina com sangue, vontade frequente de urinar, dor na região lombar, dormência nas pernas e nos pés e incontinência urinária ou fecal.

Caso existam casos de câncer de próstata na família, o homem deve fazer o exame a partir dos 40 anos. Os demais devem agendar visita anual ao urologista após os 45 anos de idade, para a realização do exame de toque e PSA, principais meios de investigação para detecção precoce da doença.

Notícias Recentes