NOTA OFICIAL – PREFEITURA DE SABARÁ ESCLARECE SOBRE FAKE NEWS

na Categoria COVID-19, Saúde

A Prefeitura de Sabará vem prestar esclarecimentos sobre uma notícia falsa que está circulando nas redes sociais, em relação ao caso de um paciente que deu entrada na UPA Padre Lazaro com quadro de extrema gravidade devido uma suspeita de AVC. Após a admissão, apresentou piora do quadro neurológico e foi então imediatamente intubado, adaptado em Ventilação Mecânica, estabilizando o quadro neurológico e respiratório. Desde o primeiro dia de internação, e diante do quadro de saúde crítico, o paciente foi cadastrado na Central de Leitos para obtenção de transferência em leito de CTI, mas não obteve êxito. Durante os 12 dias de permanência na UPA, em espera por transferência, o paciente recebeu tratamento intensivo de forma estabilizar as diversas gravidades que apresentou e assim manter a vida.

A transferência para um ambiente Hospitalar possibilitaria investigação da causa do quadro neurológico, bem como a investigação de possível Morte Encefálica, uma vez que mesmo sem sedativos, permanecia com a ausência do despertar e não respondia aos mais simples reflexos neurológicos.

Vale ressaltar que o gerenciamento dessas vagas é feito pela Central de Leitos, de responsabilidade do Governo do Estado. Ao contrário da informação veiculada em redes sociais o paciente não foi vítima de COVID-19.  A página “Muda Sabará” manipulou imagens, inclusive falas de profissionais técnicos, em outros contextos para forjar a informação. A Prefeitura de Sabará já está tomando as devidas providências para judicialização deste ato, uma vez que a manipulação de imagens e informações, popularmente conhecida como FAKE NEWS é CRIME!

A Prefeitura se solidariza com os familiares e lamenta profundamente que pessoas má intencionadas utilizem esse tipo de recurso para desinformar a população em um momento tão crítico para a saúde no mundo inteiro.