NOTA DE ESCLARECIMENTO: IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO DE OLHOS DE SABARÁ

na Categoria Governo, Obras, Saúde

Excluindo todos os oportunismos, promoções pessoais e tentativas de diminuir a importância de um trabalho de excelência que vem sendo feito em toda a cidade, sempre em prol do cidadão sabarense, a Prefeitura de Sabará esclarece que a decisão pela implantação do Instituto de Olhos de Sabará no prédio público da Rua Monsenhor Horta, nº 480, no bairro Ana Lúcia, foi tomada após inúmeras análises de relevância e funcionalidade. Todas as definições foram aprovadas por uma equipe técnica, qualificada e experiente em saúde. Nenhuma placa foi “retirada” do local. A divulgação feita nesta semana, diferente do que foi exposto de forma precipitada e inverídica, foi por meio de uma faixa, em lona, afixada no gradil, para a ciência de todos que trafegam pelo local, e não por uma placa.

Seguindo a legislação em vigor, de acordo com o Despacho Nº 98, de 2 de outubro de 2020, publicado no Diário Oficial da União do dia 6 de outubro de 2020, edição 192, seção 1, página 49, foi aprovada a readequação de UBS para Instituto de Olhos, com embasamento na Nota Técnica Nº 267/2020-CQIS/CGES/DESID/SE/MS (disponível em www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-n-98-de-2-de-outubro-de-2020-281304992).

Quanto à utilização do prédio, a regionalização é um princípio organizativo do Sistema Único de Saúde – SUS. Isso significa que os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. A região de saúde do bairro Ana Lúcia é composta, em sua rede assistencial de atenção primária, por três unidades: UBS Nova Vista, UBS Alvorada e UBS Novo Alvorada. Atualmente, a UBS Nova Vista possui duas equipes ESF (Estratégia de Saúde da Família) e uma equipe de Atenção Primária (eAP), além de pediatra e ginecologista. A UBS Alvorada atua com uma equipe ESF, duas equipes eAP, pediatra e ginecologista. Na UBS Novo Alvorada, além de pediatra e ginecologista, atua uma equipe ESF.

O prédio público da Rua Monsenhor Horta em questão nunca funcionou como uma Unidade Básica de Saúde, pois foi entregue em 2016 inacabada e sem sistema de esgoto, sem planejamento e condições de atendimento. Nenhum atendimento como UBS foi realizado no local. Portanto, visando otimizar os recursos públicos e diante da cobertura de 100% da atenção básica existente na região, foi realizado um estudo de levantamento das demandas e dos vazios assistenciais existentes.

No local, como já exposto publicamente, especialmente aos moradores do bairro Ana Lúcia presentes no lindo evento realizado no domingo, dia 28 de agosto de 2022, o novo serviço oferecerá consultas oftalmológicas para adultos e crianças; consultas e procedimentos de retina; consultas e procedimentos de córnea; consultas e procedimentos de estrabismo; consultas e procedimentos de glaucoma, principal causa de cegueira; consultas e procedimentos de plástica ocular; procedimentos a laser; tratamentos de ceratocone; cirurgias de catarata; além de todos os exames oftalmológicos, com atendimento 100% SUS.

Vale destacar que, em 2017, o município possuía apenas 11 equipes de atenção primária. Com um trabalho de fortalecimento da atenção primária, focado sobretudo na garantia de direitos e nos princípios doutrinários organizativos do SUS, hoje, 27 equipes estão cadastradas, com a realização de um efetivo trabalho em todas as regiões de Sabará.

Ressaltamos também as mais de 6.000 cirurgias de cataratas realizadas em Sabará apenas nos últimos quatro anos, reduzindo a quase zero o número de pacientes na fila de espera. Isso demonstra o resultado de um trabalho sério, comprometido e responsável, comprovado por números e pela satisfação pública.

Complementando a informação, já foram concluídas as reformas das Unidades Básicas de Saúde – UBS Castanheiras, Roça Grande, Fátima II e Morro da Cruz. Além disso, estão em andamento as reformas das Unidades Siderúrgica (Policlínica), Fátima I e Km 14, além da autorização já concedida para as intervenções na unidade de Ravena.

A Prefeitura de Sabará repudia a utilização de uma relevante conquista para a comunidade como objeto para causar discórdia e ódio, sobretudo no cenário que vivemos atualmente. Não compactuamos com a desinformação e a “politicagem”. Precisamos de união e paz. Por fim, a Administração Púbica está à disposição da população para um diálogo saudável, trabalhando sempre pelo desenvolvimento e promoção de uma melhor qualidade de vida a todos.

Sabará, 6 de setembro de 2022.