Nota de esclarecimento referente à imunização dos profissionais de Saúde na campanha de vacinação contra Covid -19

 na Categoria COVID-19, Saúde

O município de Sabará informa que recebeu as doses para 1a fase da campanha, a qual contemplava principalmente os profissionais de saúde e as administrou conforme o que se especifica.

Vacinamos 100% do profissionais de saúde demandantes da Unidade de Pronto Atendimento, da Santa Casa de Misericórdia de Sabará, do Hospital Cristiano Machado, dos laboratórios, dos Centros de Atenção Psicossocial, dos Centros de Atenção Secundária, APAE, clínicas particulares, dentre outros, além das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Havendo ainda doses disponíveis para profissionais e trabalhadores de serviços de saúde, conforme discriminação do Segundo Informe do Ministério de Saúde sobre o tema, foi viabilizada a vacinação de outros profissionais de saúde, que incluiu demais médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

A Prefeitura de Sabará vem informar que está observando criteriosamente as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e do Ministério da Saúde quanto aos grupos prioritários elencados e categorias profissionais beneficiadas, não sendo essas definições arbitradas pelo município.

É de entendimento técnico que profissionais de educação física têm formação em ciências da saúde, são classificados como profissionais da área de saúde, estavam discriminados no Plano Nacional de Imunização e comumente trabalham em serviços de saúde.

Adicionalmente, a Prefeitura de Sabará esclarece que, de acordo com a própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Serviços de Saúde se definem amplamente como “estabelecimentos destinados a promover a saúde do indivíduo, protegê-lo de doenças e agravos, prevenir e limitar os danos a ele causados e reabilitá-lo quando sua capacidade física, psíquica ou social for afetada”, podendo ser públicos ou privados.

A Prefeitura de Sabará informa que todos os esforços estão sendo empenhados para atingir a maior cobertura em cada fase da campanha.

Notícias Recentes