MEIO AMBIENTE: PROJETO RENOVAR REALIZA O PLANTIO DE 100 MUDAS DE IPÊS

na Categoria Meio Ambiente

Com o objetivo de fomentar a preservação da flora e incentivar a população ao plantio de mudas e à adoção de árvores, a Prefeitura Municipal de Sabará plantou 100 mudas de ipê nas cores amarelo, roxo, branco e rosa no canteiro da rodovia MGT-262 (nas proximidades da região da Barraginha). O local foi denominado “Alameda dos Ipês”.

A ação, realizada em 2020, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), foi mais uma iniciativa do Projeto Renovar – “Adote Uma Árvore, Plante a Vida”, criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a secretária Municipal de Meio de Ambiente, Andrea Saraiva, desde a criação do Renovar, cerca de 3.000 mudas já foram plantadas em diversos locais do município, entre eles creches, escolas, campo de futebol, canteiros e ruas. “A arborização urbana traz inúmeros benefícios ambientais, estéticos, sociais e econômicos, além de desempenhar importante papel na melhoria das condições climáticas locais, proporcionando um grande conforto ambiental”, explicou.

Moradores locais e convidados participaram da ação. Cada um plantou e adotou uma árvore, se tornando responsável pelos cuidados com ela. Além disso, todos receberam um certificado que confere o título de “Amigo do Meio Ambiente”. As árvores adotadas receberam uma etiqueta, contendo o nome da espécie, o da pessoa que a adotou e a data de sua adoção.

“Adorei participar. É uma satisfação saber que na cidade tem uma árvore que foi plantada e adotada por mim. Com certeza, vou cuidar dela”, disse a moradora Vânia Damasceno.

Andrea Saraiva contou ainda que muitos participantes enviam fotos mostrando o cuidado das árvores. “Eles passam pelo local, verificam e dão os cuidados necessários. São ações simples, mas de grande valor ambiental. A cada gesto vemos que a ação deu certo”, concluiu.

Quem também participou do plantio e adotou uma árvore foi o prefeito Wander Borges, que avaliou a iniciativa como uma forma de celebrar o dom da vida. “A Prefeitura implantou a Alameda do Ipês. Agora, é o momento de cuidarmos das mudas com muito carinho para que, daqui alguns anos, possamos passar por aqui e ver a beleza dos ipês de diversas cores, renovando a nossa esperança nesta caminhada de construção de um mundo melhor”, declarou.

Florescimento

A floração do ipê está relacionada com a maturidade da árvore, que pode ocorrer em dois anos, conforme os cuidados de adubação, rega ou fertilidade do solo. Neste sentido, a Prefeitura realiza visitas quinzenais ao local para limpar, verificar como está a saúde da muda e substituir as estacas, se necessário.

Meses de floração

Roxo: de junho a julho
Amarelo: de julho a agosto
Rosa: fim de agosto
Branco: de setembro a outubro

Devido à pandemia do novo coronavírus, o plantio está sendo realizado de forma gradativa para evitar aglomerações. Para mais informações sobre o Projeto Renovar e como participar das ações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (31) 3672-7694.