MEIO AMBIENTE: PROGRAMA LIXO E CIDADANIA É TEMA DE REUNIÃO ENTRE DIVERSAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NA INICIATIVA

na Categoria Meio Ambiente

Na tarde dessa quarta-feira (26/4), aconteceu, no Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino, uma reunião devolutiva de diagnóstico sobre Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e o programa Lixo e Cidadania – Coleta Seletiva e Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis, executado desde 2022, em Sabará.

Durante o encontro, foram divulgadas informações sobre um estudo sobre Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no município, elaborado pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG/Campus Sabará); e apresentados dados do diagnóstico do programa Lixo e Cidadania, referentes à Associação Mãos Amigas dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sabará. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações conjuntas para efetivação dos direitos fundamentais dos catadores de materiais recicláveis em Sabará.

De acordo com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), instituição vinculada ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e executora do programa na cidade, após uma análise da Mãos Amigas, foram levantadas uma série de demandas para que a associação possa atuar de forma mais efetiva na cidade como: melhoria e ampliação da coleta seletiva no município, acesso ao programa Bolsa Reciclagem, melhoria na renda obtida dos associados, ausência de pagamento pelos serviços prestados, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), formalização da cessão do galpão, melhorias na estrutura do galpão e aquisição de equipamentos, instalação de água e luz no local e realização de campanhas de educação ambiental em Sabará.

Segundo a administração municipal e outras instituições envolvidas no programa, algumas demandas já foram atendidas, entre elas a entrega de carteiras de passe livre para que os associados possam arcar com o transporte até o galpão e entrega mensal de cestas básicas. Outras já estão sendo encaminhadas como a formalização da cessão do galpão, instalação de água e luz no local e aquisição de balança. As demais serão discutidas no Fórum Lixo e Cidadania, que está previsto para acontecer em junho de 2023, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. No evento, planos de ação para solucioná-las serão elaborados.

Para a catadora Neli Medeiros, da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), a execução do programa Lixo e Cidadania, em Sabará, tem sido motivo de realização. “Desde 2011, estou aqui, na cidade, com outras catadoras e presenciar, hoje, o programa ser executado no município, com o apoio da Prefeitura de Sabará e outros gestores, é uma grande alegria e satisfação”, relatou.

A reunião contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, e representantes da secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, da Procuradoria Jurídica do Município, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), da Câmara Municipal, da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER/MG), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG/Campus Sabará), da Associação Mãos Amigas dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sabará, da Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais – Redesol, da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).

Para mais informações sobre o programa Lixo e Cidadania, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (31) 3672-7694.