MEIO AMBIENTE: 2º FÓRUM MUNICIPAL LIXO E CIDADANIA BUSCA AMPLIAR COLETA SELETIVA EM SABARÁ

na Categoria Meio Ambiente

Aconteceu, na última semana, no Solar do Padre Correia, o 2º Fórum Municipal Lixo e Cidadania. Durante o evento, foi amplamente debatida a necessidade da participação de toda a população sabarense, no que se refere à coleta seletiva no município; e houve, também, duas deliberações. A primeira trata da contratação da Associação Mãos Amigas, por meio de Termo de Compromisso firmado com a empresa ViaSolo, como forma de fomento para a associação; e a segunda está relacionada à abertura, em breve, de um chamamento público, visando a inscrição de associações de bairros, que desejam que seus bairros sejam contemplados com o projeto piloto de adesão da comunidade local à coleta seletiva em Sabará.

Na oportunidade, o promotor, Dr. Rodrigo de Oliveira, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), destacou a importância da realização do evento. “Estamos, aqui, realizando o 2º Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Sabará, este espaço importante, democrático, dinâmico e de participação plural com diversos atores da sociedade. Por meio dele, mais uma vez, pudemos discutir e propor soluções em torno dos resíduos sólidos na cidade, para o aperfeiçoamento do sistema coletivo de lixo e emancipação dos catadores de reciclagem, para que consigam se desenvolver com independência financeira, o que é tão importante para o ponto de vista social. Sendo assim, vamos seguindo, debatendo e buscando soluções num esforço conjunto de todos envolvidos na questão e no enfrentamento do tema”, ressaltou.

“Uma população consciente é algo fundamental neste processo de coleta seletiva, por isso, esperamos que cada cidadão sabarense se sensibilize e cumpra seu papel, criando o hábito de separar o lixo. Acredito que, unidos, será possível a realização de um bom trabalho para alcançar excelentes resultados, pois a parceria é a peça chave nesta questão”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Andrea Saraiva.

O fórum contou com a presença do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do promotor Dr. Rodrigo Oliveira, e da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS) com a participação da técnica credenciada, Vanessa Lago, do vice-prefeito de Sabará, Lucas Silva, de autoridades e servidores municipais, dos catadores da Associação Mãos Amigas, de representantes da ACOBAPA, da empresa ViaSolo, do Instituto Lixo Zero Brasil e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Sabará e da sociedade civil.

O 3º Fórum Municipal Lixo e Cidadania acontecerá no dia 6 de dezembro de 2023 (quarta-feira), às 10h, no IFMG – Campus Sabará. O evento é aberto ao público.