MEIO AMBIENTE, CULTURA E TURISMO: FEIRA LIVRE DE RAVENA RETORNA NO SÁBADO, DIA 21 DE JANEIRO DE 2023

na Categoria Cultura, Emprego e Renda, Turismo

Após dois anos parada em função da pandemia, a Feira Livre de Produtores no distrito de Ravena retornará suas atividades no sábado, dia 21 de janeiro de 2023. A feira é realizada pela Prefeitura de Sabará em parceria com a Emater-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais.

O evento acontecerá todo sábado, das 7h às 14h, na Praça de Nossa Senhora da Assunção. Serão dez produtores vendendo diversos produtos alimentícios, hortifrutigranjeiros, derivados de leite, derivados de banana, doces de frutas, licores, cachaças, artesanato e muito mais.

“A feirinha é muito importante para nós produtores e também para a comunidade. Precisamos muito do retorno da feira em Ravena para que todos possam conhecer os nossos produtos”, conta Zélia Maria Pinto, produtora de doces, bolos e queijos.

O incentivo à agricultura familiar e ao artesanato local é um importante mecanismo para a geração de renda de pequenos produtores e artesãos. Além disso, no caso da agricultura familiar, o meio ambiente é favorecido por meio do cultivo agrícola mais sustentável, sem a presença de agrotóxicos.

“Existia uma ansiedade muito grande por parte dos produtores da Agricultura Familiar quanto ao retorno da Feira de Ravena, pós-pandemia. Essa região sempre foi referência na produção de banana com qualidade, além, é claro, dos inúmeros produtos agrícolas produzidos pelas quitandeiras. O ideal é trazer de volta a oportunidade de comercialização desses produtos, novos negócios, movimentar o comércio da região, além de trazer o turista para conhecer o patrimônio histórico e as belezas naturais do local. A Feira de Ravena vai contar também com atrações culturais e praça de alimentação para os frequentadores”, disse a secretária Municipal de Meio Ambiente, Andrea Saraiva.

Importante ressaltar também que o artesanato ajuda a divulgar costumes e hábitos típicos da cidade, fortalecendo o patrimônio material e imaterial. Para mais informações sobre a Feira Livre de Ravena, entre em contato pelo telefone (31) 99547-6101 – Agricultura Familiar ou (31) 3672-7694 – Secretaria de Meio Ambiente.