MEIO AMBIENTE: ANIMAIS, NATUREZA, MATAS E ÁGUA CONTAM O ENREDO DE PEÇA DE TEATRO APRESENTADA EM SABARÁ

na Categoria Educação, Meio Ambiente

Nesta sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, promoveu um momento lúdico e de conhecimento a estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular. O teatro “Mico-Estrela: Uma aventura nas matas do Cerrado” foi encenado para cerca de 1.000 crianças, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, no Centro.

A peça destaca a importância de se lançar um olhar para a preservação do Cerrado, um dos biomas mais devastados no país, de forma lúdica e poética, tendo como personagem central o Mico-Estrela, representando as espécies mais ameaçadas pela perda da vegetação característica, dentre elas o pequizeiro, árvore símbolo do bioma, personificada na personagem Dona Árvore.

O texto, uma criação de Toninho da Cruz, numa adaptação do livro “A História do Mico-Estrela”, da autora Gina Borges, desperta o interesse da criança para um mundo de criação e fantasia, além de um olhar curioso para o meio ambiente.

A diversidade dos habitantes da região é representada pelo personagem Mico-Estrela, que, pela sua sagacidade e respeito à floresta, recebe da Fada Estrela a missão de difundir entre as crianças e todas as criaturas o amor à natureza, para que aprendam, desde a infância, a proteger e a cuidar do ambiente em que vivem.

A montagem é uma produção do Grupo Quatro Crescente, que trabalha com o público infantil há mais de 30 anos. O projeto tem o patrocínio da CMU Energia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.