LAZER: OBRA DE CONSTRUÇÃO DA PRAÇA JOGADOR HÉLIO DOS SANTOS ENTRA NA RETA FINAL

na Categoria Meio Ambiente, Obras

A Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, segue avançando com os serviços de construção da Praça Jogador Hélio dos Santos, localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, no Bairro Siderúrgica.

Na última quinta-feira (4/4), foram instalados postes de iluminação. O local já conta com bancos, pergolados, lixeiras e aparelhos para exercícios físicos.

Segundo as secretarias, o espaço terá pista de caminhada, academia ao ar livre, playground e espaço para jogos. E, pensando no bem-estar da população e na melhoria climática, o local incluirá uma área verde, arborizada, que proporcionará mais qualidade de vida e servirá como ponto de encontro para pessoas de diversas faixas etárias.

Hélio dos Santos

Hélio dos Santos, conhecido como “Hélio do Siderúrgica”, nasceu em General Carneiro, Sabará, em 16 de novembro de 1926. Filho de João Rachel e Leosina Viana, é o sexto de sete irmãos: Berenice, Lucília, Maria, Dagmar, Édson e Ivanil.

Após alguns anos longe de Sabará, retornou à cidade em 1947, para jogar no Esporte Clube Siderúrgica e integrar-se à área de modelagem da Siderúrgica Belgo Mineira. Em 1948, iniciou o namoro com Marcila Pereira, filha do desportista, Pedro Lúcio Pereira, e de dona Pipia. Eles se casaram em 16 de abril de 1955, mesmo dia em que seu irmão Édson se casou com Lucimar, irmã de Marcila. Foi uma cerimônia muito comentada – dois irmãos se casando com duas irmãs, no mesmo dia.

Jogou na seleção mineira, marcando o ilustre Garrincha, e foi reserva do Haroldo na Seleção Brasileira. Pai de três filhas – Regina Maria, Raquel Maria e Renata Maria, encerrou sua carreira logo após o nascimento da sua primeira filha, em 1963, um ano antes do Siderúrgica vencer o campeonato mineiro de 1964. Formou-se no Senai, aposentou-se na Belgo Mineira, em 1973, e trabalhou como autônomo por 10 anos.

Ficou viúvo em 1981 e criou suas filhas sozinho. Faleceu no Dia dos Pais em 1995, depois de formar suas três filhas.