JULHO AMARELO: SABARÁ INTENSIFICA CAMPANHA CONTRA HEPATITES VIRAIS

 na Categoria Saúde

 

O mês de Julho é considerado pelo Ministério da Saúde como o mês de prevenção às hepatites virais, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com as doenças.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a procura pelos testes rápidos reduziram bastante no Brasil durante a pandemia, um fato preocupante, já que as Hepatites são infecções sérias.

Aderindo à campanha contra essas doenças, a Prefeitura de Sabará, por meio das ações desenvolvidas no SAE – Serviço de Assistência Especializada, intensificará a ampliação da testagem para as hepatites B e C e cobertura vacinal para a hepatite B. Para isso, é necessário procurar uma unidade básica de Saúde ou o SAE.

A doença

A Hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças auto imunes, metabólicas ou genéticas.

As Hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes estão presentes podem ser: cansaço; febre; mal-estar; tontura; enjoo; vômitos; dor abdominal pele e olhos amarelados; urina escura e fezes clara.

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado.

Todas as pessoas, principalmente as de 40 anos ou mais, precisam fazer o teste rápido da hepatite C. A Hepatite C tem cura. O tratamento é eficaz e está disponível no SUS.

Para mais informações, entre em contato no SAE por meio do telefone 3671-5462

 

 

 

Notícias Recentes