INVESTIMENTO: PREFEITURA DE SABARÁ AUTORIZA INÍCIO DAS OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR GERALDO FEITOZA

na Categoria Educação

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (22/11), na Escola Municipal Vereador Geraldo Alves Feitoza, no Bairro Nações Unidas, a Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Obras e Educação, assinou a Ordem de Serviço 026/2022 para a execução de obras de reforma e ampliação na instituição de ensino.

Serão realizados diversos serviços como substituição de piso, revisão e adequação das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e pluviais, revisão/manutenção das esquadrias, pintura geral, revisão geral dos telhados e calhas, instalação de plataforma elevatória e adequação da cozinha para atendimento às normas regulamentadoras (substituição das bancadas, dos bojos e pisos, instalação de coifa e abrigo externo para os cilindros de gás).

A quadra da escola também contará com variadas intervenções, sendo elas construção de rampa para acesso ao local, pintura geral (piso, arquibancada e estrutura metálica), revisão e adequação das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e pluviais e revisão geral dos telhados e calhas.

Quanto às obras de ampliação, será construído no espaço da escola um Centro de Educação Infantil (CEI) para atendimento a crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses. Atualmente, a instituição atende alunos do maternal I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Por meio da obra, será feita a adequação do pavimento térreo que contará com cinco salas com banheiro, cozinha e lactário, exclusivos para o CEI, lavanderia e pátio para recreação. Nas salas será instalado piso vinílico, que é ideal para ambiente com crianças. Além de proporcionar conforto térmico, ele ajuda a amenizar os impactos de quedas, uma vez que sua superfície não é escorregadia. Também serão construídas duas novas salas de aula no 1º pavimento, uma sala para robótica, uma para informática e uma brinquedoteca. Todas voltadas para atendimento aos alunos da escola.

Durante a solenidade, a secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira, ressaltou a importância dos investimentos nas estruturas físicas das unidades escolares. “Por meio dessas intervenções, vamos proporcionar um ambiente mais agradável, confortável e seguro para o desenvolvimento das atividades escolares, o que beneficiará nossos alunos e servidores, já que uma escola bem cuidada contribui tanto do ponto de vista pedagógico, quanto do ponto de vista social”, destacou.

“É com muita alegria que participo dessa cerimônia. A escola, realmente, está precisando de reformas e elas chegaram em uma boa obra. Quanto à ampliação, ela foi uma surpresa bastante agradável, pois, por meio dela, vamos ter um Centro de Educação Infantil, o que proporcionará o acolhimento de mais crianças da região”, declarou a diretora da escola, Cássia Trindade.

“Fiquei muito feliz em saber dessas obras, pois elas irão beneficiar nossos 460 alunos e acolher novas crianças da localidade”, comentou a professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Flávia Teixeira.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, por haver um curso d’água que passa pelo terreno da escola, foi feita uma consulta junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a viabilidade da construção do CEI. Por meio de visita técnica ao local, o órgão constatou que o curso de água não sofrerá qualquer influência com a construção. Ainda, segundo a secretaria, serão investidos quase R$ 2 milhões nas intervenções e a previsão é de que elas sejam concluídas em 12 meses.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do vice-prefeito, Lucas Silva, de vereadores, autoridades municipais, servidores municipais e da comunidade local.