IGAM ESCLARECE SOBRE ENCHENTE EM SABARÁ

na Categoria Governo, Meio Ambiente

Em resposta ao ofício GAB026/2020 encaminhado pelo prefeito Wander Borges, solicitando informações sobre as possíveis causas do transbordamento dos rios das Velhas e Sabará, o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) apresentou um panorama sobre a região no mês de janeiro.

O IGAM informou, por meio do ofício IGAM /GMHEC 003/2020, que o Índice pluviométrico (quantidade de chuva medido em determinado local) acumulado no mês de janeiro, chegou a 851,2 mm. Somente no dia 24 de janeiro, sexta-feira, foram registrados 225,2 mm. Nessa mesma data, o Rio das Velhas atingiu a maior cota do mês, registrando 976cm, sendo que a media registrada até então não ultrapassava 150cm. O IGAM informou ainda que o curso d’água do Rio das Velhas atingiu a cota máxima de 9,76 metros às 00:15min, sendo mais de sete metros acima do registrado antes da chuva. No total foram acumulados 288,4mm nos dias 23 e 24 de janeiro.

Ainda visando esclarecer sobre a eventual abertura de comportas de barragens, o IGAM entrou em contato com a CEMIG e teve a seguinte informação: “A CEMIG esclarece que a Pequena Central Rio de Pedras (PCH), localizada no rio das Velhas, em Itabirito, não foi responsável pela inundação dos bairros de Sabará, durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. A companhia esclarece que a PCH está em manutenção e, por isso, vinha mantendo as comportas abertas e seu reservatório sem nenhuma acumulação de águas. No dia 24 de janeiro as comportas foram fechadas parcialmente para diminuir o fluxo do Rio das Velhas e minimizar os efeitos da cheia”, diz o Gerente de Planejamento da CEMIG, Ivan Carneiro.

Ainda de acordo com a CEMIG há de se considerar que ao, longo do Rio das Velhas, há um trecho de 62,5 KM entre a Usina e Sabará e nesse trecho há também a contribuição de outros rios ( Itabirito, do Peixe, Ribeirão Macacos, Ribeirão Cambinha, Córrego Cortesia e Ribeirão Cardoso).

Diante das Informações o IGAM concluiu que a elevação do rio é reflexo do alto incdice pluviométrico registrado na região no mês de janeiro.

Medição e Avisos

O IGAM informou que todas as informações foram retiradas da estação telemétrica de Raposos, por se tratar da estação mais próxima da região. O IGAM informou também que a população pode acompanhar as condições de operação dos principais reservatórios em tempo real por meio do aplicativo “PROXIMIDADE”, desenvolvido pela CEMIG para ser mais um canal de informações para a população influenciadas pela variação dos níveis dos rios.

O prefeito Wander Borges informou que solicitará ao órgão, informações adicionais sobre a cheia dos Rios Sabará e Arrudas, não mencionados no ofício. ‘

Acesse: www.sabara.mg.gov.br e leia o oficio IGAM /GMHEC 003/2020 na íntegra:

.

Ofício IGAM.GMHEC nº. 3.2020 – Resposta ao OF GABINETE WB Nº 026.2020