GUARDA MUNICIPAL: AGENTES PALESTRAM SOBRE PROIBIÇÃO E RISCOS DO CEROL E LINHA CHILENA

na Categoria Defesa Social

Agentes da Guarda Civil Municipal de Sabará, em uma ação de conscientização, conversaram com as crianças sobre os perigos do uso do cerol e da linha chilena. O bate-papo, bastante descontraído, foi realizado ontem (19/7) durante a oficina de pipas e papagaios na Biblioteca Pública Municipal Professor Joaquim Sepúlveda.

Fora o poder de causar sérias lesões, se o resgate de uma pessoa ferida por linha chilena, cerol ou qualquer subtipo destas não acontecer de forma rápida, é possível que o sangramento excessivo leve à morte. As regiões do corpo em que as vítimas costumam ser atingidas são pescoço e pernas, áreas onde há bastante circulação de sangue.

Enquanto o cerol é fabricado com uma mistura que pode ser feita com cola e pó de vidro ou cola e pó de ferro, a linha chilena tem poder de corte quatro vezes maior, feita industrialmente a partir da adição de pó de quartzo e óxido de alumínio, o que a deixa mais cortante e, por isso mesmo, mais perigosa nos casos de acidentes.

Outras campanhas preventivas estão programadas para esclarecimentos de toda a população. A população pode e deve denunciar o uso ilegal do cerol e da linha chilena por meio do 153 – Guarda Civil Municipal.