GUARDA-CHUVA AZUL: PROJETO PROMOVE MOMENTOS DE REFLEXÃO, CONVIVÊNCIA E RESTAURAÇÃO DE RELACIONAMENTOS A ALUNOS MUNICIPAIS

na Categoria Defesa Social, Educação, Guarda Civil Municipal

Momentos de reflexão, afeto e muita emoção marcaram a culminância do projeto Guarda-Chuva Azul, que aconteceu na manhã desta terça-feira (13/12), no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, no Centro.

O Guarda-Chuva Azul é um projeto que foi idealizado, neste ano, pelas secretarias municipais de Educação e Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal. Ele tem como objetivo melhorar a autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e estreitar os laços de relacionamentos familiares, escolares e de amizade.

As primeiras escolas municipais contempladas pela iniciativa foram Gabriela Leite Araújo, Professora Irene Pinto e Aníbal Machado. Segundo a Guarda Civil Municipal, a proposta é, em 2023, executar o projeto em todas as escolas municipais. Além do Guarda-Chuva Azul, o órgão tem realizado palestras que abordam os temas bullying e trânsito. Ao todo, 115 palestras já foram ministradas em mais de 30 escolas municipais e estaduais.

“Queremos levar o Guarda-Chuva Azul a todos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal para que tenham a oportunidade não só de aprender e refletir sobre a condução de suas vidas, relações familiares, acolhimento, proteção e cuidado, mas também de levar esses conhecimentos a outras pessoas, se tornando, assim, propagadores desses valores tão importantes na sociedade”, explicou o agente da Guarda Civil Municipal, Adriano Martins.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira, agradeceu a participação de todos os envolvidos no projeto e destacou a importância da iniciativa. “Obrigada pela presença de cada um de vocês na culminância do Guarda-Chuva Azul e pelo envolvimento, empenho e dedicação nesse projeto tão importante para nossos alunos”, agradeceu. É muito bom estar aqui e ver os frutos gerados por uma sementinha que foi plantada no dia em que planejamos essa iniciativa, que tem levado muito carinho e afeto aos alunos participantes e que cria oportunidades para que eles possam refletir sobre suas próprias vidas e suas relações interpessoais”, declarou.

“O projeto Guarda-Chuva Azul foi como uma chuva de bênçãos em nossa escola. Após a emocionante e diferenciada palestra da Guarda Civil Municipal, voltamos para a sala de aula com o coração leve e construímos, em conjunto, esse painel com nossos agradecimentos, pedidos e doação de perdões. Queremos que nossos corações estejam livres e cheios de amor por nossos familiares, por toda a comunidade escolar e, também, por nossos desafetos”, comentou Warren Vítor, aluno do 9º ano da Escola Municipal Aníbal Machado.

Durante o evento, houve, também, a apresentação do projeto a todos os presentes, homenagens aos componentes da Guarda Civil Municipal, apresentações de algumas ações desenvolvidas pelos alunos das escolas, após participarem da iniciativa, ministração de canções e o momento “Abraço Representativo”, em que todos os participantes, muito emocionados, se abraçaram, como forma de restaurar algum relacionamento rompido na trajetória de suas vidas.