FISCALIZAÇÃO IMPEDE REALIZAÇÃO DE EVENTOS ILEGAIS

na Categoria COVID-19, Defesa Social, Saúde

Uma ação conjunta entre Guarda Municipal, Polícia Militar e fiscais municipais
fez dezenas de notificações de festas sem permissão, de sexta-feira (12) até terça (16), período do Carnaval de Sabará 2021 que foi cancelado (Decreto 222/2021) em função da pandemia de COVID-19. “Conseguimos que 37 eventos que estavam agendados para acontecer de forma ilegal fossem cancelados”, disse o secretário de Defesa Social, Wellington Duarte, após fechar o balanço das ações de intensa fiscalização no município.

O objetivo da folia deste ano não acontecer foi evitar o aumento das transmissões e casos de coronavírus, uma vez que o Carnaval é um período de grandes aglomerações, visitas de turistas de várias partes do Brasil com destino às cidades históricas e também viagens de moradores. Outra medida para evitar a expansão da COVID-19 no Carnaval foi a decisão da Prefeitura, assim como outras cidades do país, de não decretar ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17, mantendo o funcionamento normal das atividades.

“Sabará é uma cidade tipicamente carnavalescas. Sabemos do impacto tanto social quan to econômico que a falta da festividade faz para todos. Porém, todo esse contexto que estamos vivenciando há quase um ano, não permitiu que agíssemos de forma contraria. Gostaria de agradecer a população que, mais uma vez, compreendeu o propósito maior que é salvar vidas”, diz o prefeito Wander Borges.

A decisão de uma nova data para o Carnaval 2021 depende das condições sanitárias acompanhadas pelo Comitê Sabarense de Enfrentamento a COVID-19, além de um alinhamento com outras cidades brasileiras que tem tradição da festa.