FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES ESSENCIAIS

na Categoria COVID-19

Está em vigor em Sabará um decreto que restringe as atividades comerciais, autorizando apenas o funcionamento de serviços essenciais. Para aumentar a efetividade da restrição, a Prefeitura de Sabará intensificou a fiscalização nos estabelecimentos que estão autorizados a funcionar. Na manhã desta sexta feira (15/01), a Guarda Civil acompanhada de fiscais municipais e da Polícia Militar percorreram cerca de 20 estabelecimentos na Região do bairro Ana Lúcia, divisa com Belo Horizonte. Foram fiscalizados supermercados, bancos, padarias, lanchonetes, farmácias e hortifruti.

A medida visa garantir a segurança sanitária das pessoas por meio do cumprimento dos protocolos já disponibilizados. Nas abordagens são verificadas se o estabelecimento está adequado quanto ao controle de número de pessoas no interior, se é disponibilizado álcool em gel 70%, se há aferição de temperatura, sobre o uso obrigatório de máscara, o distanciamento mínimos entre pessoas e o controle das filas. Vale ressaltar que mesmo que as filas sejam formadas fora do estabelecimento, o controle é de responsabilidade do proprietário. A equipe observa ainda sobre as condições de higiene de cada local.

“Esse é um momento crítico, onde precisamos de medidas efetivas que contribuam para a desaceleração da taxa de transmissão do vírus. Existe todo um regramento para que os estabelecimentos chamados essenciais funcionem. Estamos envidando nossos esforços nesses espaços que, de certa forma, são os que mais promovem a circulação de pessoas. Mas, mais do que isso, precisamos que cada um se conscientize e faça a sua parte.”, diz o prefeito Wander Borges.