FESTIVAL DA JABUTICABA DE SABARÁ SERÁ 100% VIRTUAL

na Categoria Cultura, Turismo

2020 trouxe muitas mudanças e um dos setores mais afetados pela pandemia é o segmento de eventos. O tradicional Festival da Jabuticaba de Sabará atraía um público de cerca de 130 mil pessoas para a cidade histórica em três dias de festa. A última edição movimento cerca de R$4.500.000,00 em toda cadeia produtiva.

Em função das medidas de distanciamento social, o evento presencial deste ano foi cancelado. Mas para manter viva a tradição, escoar a produção e gerar uma alternativa de renda para os produtores de derivados da Fruta, a Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) realizará a 34ª edição do evento 100% virtual.

Cada uma das 23 produtoras associadas teve a parceria de um chef que apresentará uma live gastronômica, ensinando pratos da alta gastronomia feito a base de algum produto de jabuticaba. Participam deste projeto, chefs conhecidos da gastronomia mineira como: Flávio Trombino, Marcelo Paladino, Rosilene Campolina, Eloi Moreira, entre outros.

A partir do dia 22 de novembro, serão exibidas, diariamente,

Lives de cada uma das produtoras e os chefes parceiros. As lives serão transmitidas pelos canais Festival da Jabuticaba de Sabará no Youtube e no Instagram.

Pelo site do evento https://festivaldajabuticabasabara.com.br/, os espectadores poderão fazer contato com cada produtora e adquirir os derivados. Haverá também a indicação de locais para compra da fruta in natura.

Para a presidente da ASPRODEJAS, Meire Ribeiro, essa foi uma alternativa para dar visibilidade às produtoras e possibilidade de negócios.“O evento online será muito bacana, com várias receitas e queremos que todos possam replicá-las em casa. O festival online vai servir também como uma forma de divulgação dos produtos para que as produtoras consigam comercializá-los”, ressaltou Meire.

Todo material que será disponibilizado nas lives foi gravado na Fazenda Arraial Velho, um espaço de eventos localizado próximo à Igreja de Santana, atração turística de Sabará, datada de 1747. A sede da fazenda traz a riqueza de uma construção centenária: paredes largas erguidas com pedras talhadas. Um local rico também em atrativos naturais.

Edições anteriores

A nova formatação do festival que vinha sendo aplicada e aprimorada desde 2017, pela Prefeitura de Sabará e Asprodejas, movimenta a cadeia produtiva da cidade, criando um novo cenário para a gastronomia, o turismo e a cultura de modo geral. Em 2019 estima-se que o evento tenha movimentado cerca de R$4,5 milhões em toda cadeia produtiva.

Durante a festa há fartura da fruta fresca e diversos produtos derivados; que vão desde a geleia e o licor, até novidades como gin, mortadela, vinho seco, espumante, cocada… tudo de jabuticaba. . Cerca de 120.000 por dia passaram pelo evento.

O Cozinha Show, propiciou aulas de alta gastronomia com derivados da jabuticaba; chefs renomados como Ivo Faria, Rosilene Campolina, Leonardo Paixão, Edson Puiati entre outros já apresentam-se nesse espaço, ensinando receitas que elevam a jabuticaba como estrela do prato.

Trata-se do maior evento de Sabará, divulga positivamente a cidade, sendo a festa foi veiculada por diversos veículos nacionais e até mesmo pela mídia internacional. Um verdadeiro sucesso!

“O nosso planejamento começa no ano anterior. Programamos um megaevento, mas em função da pandemia, tivemos que adiar. Neste ano atípico, essa foi uma das formas que encontramos de manter na memória as nossas tradições. Com o evento online, esperamos dar visibilidade às produtoras, para escoar a produção e também incentivar novos negócios. ”, diz o prefeito Wander Borges.