ESPOROTRICOSE: PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A DOENÇA EM RAVENA

na Categoria Saúde, Zoonoses

Nesta terça-feira (4/4), a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma ação em Ravena para conscientizar a população do Distrito sobre a esporotricose, uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix sp.

Os agentes de endemias do CCZ percorreram as ruas da localidade, visitando as residências e entregando fôlderes com informações sobre a doença, forma de transmissão em humanos e animais, sobretudo gatos, e os sintomas causados pela micose.

Esporotricose

O que é

A Esporotricose é uma doença transmitida por meio de um fungo do gênero Sporothrix. Conhecida como “Doença do Jardineiro” ou “Doença da Roseira”, ela acomete tanto os seres humanos, quanto alguns animais, principalmente gatos.

Transmissão

A transmissão da Esporotricose se dá através do contato com o solo contaminado (farpas, madeira, espinhos, vegetais secos ou em decomposição, etc.). Atualmente, está cada vez mais relacionada à transmissão por animais por meio da arranhadura ou mordedura, principalmente a partir de gatos domésticos infectados e, ocasionalmente, por cães, pássaros e tatus.

Sintomas

Em felinos – os sinais mais comuns são feridas profundas na pele, principalmente cabeça, pescoço e pernas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. Emagrecimento, espirros, dificuldade respiratória e secreção nasal são sinais de agravamento da doença e maior risco de óbito.

Em humanos – os sintomas mais comuns são lesões na pele, que começam com um pequeno nódulo vermelho, que pode evoluir para uma ferida, principalmente nos braços, nas pernas ou no rosto. Formas graves e disseminadas em humanos são raras.

Em caso de suspeita da doença nos animais, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone (31) 3674-6295. Caso suspeite da doença em pessoas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS – Posto) mais próxima de sua residência.