ENERGIA RENOVÁVEL: ASJA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVA FÁBRICA DE ALTA TECNOLOGIA EM SABARÁ

 na Categoria Meio Ambiente, Planejamento

Nesta terça-feira (12/9), a empresa de energia Asja anunciou a destinação de recursos no valor de R$ 152 milhões para a construção de uma nova planta de alta tecnologia em Sabará, que irá transformar resíduos urbanos em biometano. Com esse investimento, a atuação da empresa, instalada em 2017, no município, será ampliada, com uma produção prevista de 80.000 metros cúbicos diários do produto, além da geração de 24 empregos permanentes.

O biometano é um gás natural renovável, que pode ser usado em diversas aplicações, desde mobilidade urbana até indústrias de grande porte. O produto, mais sustentável, auxilia na descarbonização da economia em Minas Gerais.

Ganhos ambientais

De acordo com a empresa, a planta de Biometano, em Sabará, fará a produção com alta tecnologia e dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a partir do biogás gerado da decomposição da fração orgânica dos resíduos sólidos do aterro, operado pelo Grupo Vital, que é parceiro no projeto. O processo consiste no tratamento e purificação do biogás, elevando o poder calorífico, tornando-o semelhante ao gás natural, com a grande vantagem de ser um biocombustível altamente eficiente e de baixo impacto ambiental.

Além disso, no mesmo local haverá dois geradores de energia movidos com o gás produzido, com capacidade de 2.8 MW, para autoconsumo. Ao todo, a planta da Asja contribuirá para evitar a dispersão de 415.000 tCO₂eq/ano (tonelada de dióxido de carbono equivalente).

A planta de Biometano contribuirá, ainda, para a diversificação da matriz energética do país, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e importadas de energia. Neste sentido, o biometano pode ser utilizado para fins industriais e frota veicular, em substituição ao gás natural. Isso aumentará a segurança energética e fortalecerá a autonomia na produção de recursos essenciais.

Liderança em energia limpa

A usina da Asja vai contribuir para que Minas Gerais amplie a sua liderança no país na produção de energia renovável. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado alcançou a marca de 99,5% da matriz energética vindas de fontes renováveis (hidrelétrica, solar, eólica e biomassa).

Implantação em Sabará

Em setembro de 2017, a Asja iniciou sua atuação em Sabará, com a inauguração de uma planta de valorização energética no município. A planta de 5.7 MW de potência foi instalada sobre o aterro local – Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Macaúbas, gerando um impacto positivo em todo o território.

Além de gerar 46.000 MWh de energia elétrica por ano, quantidade suficiente para suprir as necessidades anuais de 25.000 famílias, a usina de biogás evita a emissão na atmosfera de gases poluentes e mau cheirosos. Estima-se que, a cada ano, a planta evita a emissão na atmosfera de cerca de 380.000 toneladas de CO2, equivalentes à emissão de 180.000 automóveis em um ano.

Fonte: Agência Minas

 

 

 

 

Notícias Recentes