EMPREENDEDORISMO: PRIMEIRA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE SHAMPOO EM BARRA DO BRASIL É INAUGURADA EM SABARÁ

na Categoria Meio Ambiente

Foi inaugurada, nessa sexta-feira (25/8), em Sabará, a OR Natural, a primeira agroindústria familiar de shampoo em barra do Brasil. O produto, voltado para a terapia capilar, foi desenvolvido por meio de uma produção limpa, sustentável e adepta da cultura regenerativa.

A empresa, iniciada em julho de 2020, é das irmãs, sócias e jovens empreendedoras, Paula Moreira e Isis Kroeff, que carregam um legado familiar de mulheres fortes e com grandes afinidades com os cuidados naturais. A avó Luzia, que inspirou o nome “OR” (luz em hebraico), trouxe para a família a tradição das raizeiras. Já a mãe, Lucinda Rosa, é uma liderança reconhecida pelo engajamento nas causas sociais e ambientais.

Os produtos produzidos pela marca mineira são biodegradáveis, desde a embalagem até a espuma. Até o momento, já foram mais de 70 mil garrafas plásticas que deixaram de ser descartadas no meio ambiente, por quem aderiu à substituição dos cosméticos convencionais pelas barras da OR.

“A OR acredita que pessoas com escolhas conscientes transformam o mundo, resgatando a cultura da cura pelo natural, relacionando com as comunidades e disponibilizando soluções sustentáveis”, ressaltou Isis Kroeff.

Localizada na zona rural de Sabará, entre as cidades de Caeté e Raposos, a fábrica visa desenvolver o empreendedorismo no município, com foco em sustentabilidade, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de formulações com os ativos naturais; criar uma rede de fornecedores locais, que optarem pelo manejo de possíveis matérias-primas; e estimular o turismo rural.

“Estamos muito felizes por trazer um empreendimento deste porte para a zona rural de Sabará. Nossa visão é promover um movimento de sustentabilidade, uma vez que a implementação da agroindústria movimenta a economia local e possibilita a geração empregos”, declarou Paula Moreira. “E só temos a agradecer à Prefeitura de Sabará pela assistência técnica que nos foi dada por meio da EMATER-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, que nos auxiliou com nosso cadastro na agricultura familiar e, posteriormente, com o cadastro da agroindústria familiar rural – OR”,  concluiu.

“É uma satisfação para nós termos a OR sediada na zona rural de Sabará. Assim, podemos voltar nosso olhar para a zona rural do nosso município e demonstrar para a sociedade que ela também é uma área capaz de produzir riqueza e renda, a partir de pessoas que realmente querem trazer inovação para a cidade, com sustentabilidade e preservação do nosso meio ambiente”, disse Andrea Saraiva, secretária municipal de Meio Ambiente.