EDUCAÇÃO: PREFEITURA DE SABARÁ ANUNCIA RETORNO OBRIGATÓRIO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL ÀS AULAS PRESENCIAIS

na Categoria COVID-19, Educação, Sem categoria

A Prefeitura de Sabará anuncia que a partir do dia 08/11/2021 (segunda-feira), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) retornará com as atividades escolares regulares presencial em todas as unidades de ensino. Neste sentido, o retorno às aulas presenciais deixará de ser facultativo na rede municipal de ensino. Além disso, a exigência de distanciamento de 0,90 metros (90 cm) entre os estudantes nas salas de aula e nos demais espaços escolares, bem como no transporte escolar, foi extinta.

Porém, segundo a Semed, os Centros de Educação Infantil ainda devem permanecer com o atendimento em horário reduzido, aguardando orientações específicas. Com isso, os pais e ou responsáveis pelos alunos devem continuar adotando as medidas do “Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais – Versão 6.0 Revisada”, de 26 de outubro de 2021, principalmente as cinco estratégias prioritárias, reconhecidas como eficazes pela literatura científica e que prevalecem no protocolo atual para a prevenção da Covid-19. São elas:
1. Uso universal de máscaras cobrindo boca e nariz;
2. Lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
3. Limpeza e manutenção frequentes das instalações;
4. Rastreamento de contato com pessoas infectadas, em combinação com isolamento e quarentena;
5. Vacinação da população elegível.

Com relação às crianças e adolescentes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, o retorno presencial não será obrigatório. Os pais e ou responsáveis deverão comprovar, por meio de relatório médico, a necessidade da permanência da criança em atividade remota. Neste caso, a escola fornecerá roteiro de atividades e/ou atividades a serem realizadas pelo estudante afastado, devendo os pais se responsabilizarem pela retirada e devolução das atividades na escola.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (31) 3672-7712.