EDUCAÇÃO: ALUNOS DA ESCOLA ANÍBAL MACHADO REALIZAM EXPOSIÇÃO VOLTADA PARA OS IDOSOS

 na Categoria Educação

Os alunos do 8° e 9° anos da Escola Municipal Aníbal Machado, no Bairro Fátima, tiveram uma experiência diferente na última quinta-feira (27/10). Com o auxílio da professora Eliane Ulisses, as duas turmas promoveram uma emocionante exposição “Um olhar sensível ao idoso”. O projeto, voltado para os idosos do Bairro Fátima e acolhidos pela Casa de Repouso Lar Pro Vida, localizada no Bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte, tem objetivo de conscientizar os estudantes com relação aos idosos, despertando um olhar cuidadoso para com eles.

A professora Eliane contou como surgiu a ideia de criar essa ação. “Esse projeto nasceu através de observação em relação às falas dos próprios alunos, da relação que eles tinham com os avós, alguns positivos e outros negativos. O que me impactou e sensibilizou, também, foi a questão da pandemia, quando as principais vítimas foram os idosos. Perguntei para a turma quem abraçaria essa ideia, todos abraçaram. Iniciamos trabalhando com o Estatuto do Idoso, com documentários, discussões em grupo, debates, e descobrimos o Lar Pro Vida”, explicou.

Na oportunidade, ela ainda relatou como distribuiu as tarefas para os alunos e como foi feita a exposição. “O 9°ano ficou responsável por angariar donativos para o Pro Vida. O 8º ano, por reproduzir as memórias afetivas através dessa exposição, na qual utilizamos somente material reciclado”, concluiu. A exposição contou com fotos, músicas e danças, relatando um pouco da história dos idosos acolhidos pela casa.

O estudante Warren Vitor, do 9º ano, relatou um pouco da sua experiência com o projeto. “Senti na pele. Foi uma experiência muito diferente. A gente nunca tinha sentido como é vivenciar novas experiências fora da escola, de outra maneira, principalmente com os idosos, pessoas geralmente esquecidas pela sociedade. Mas, hoje, a gente consegue ver a importância que eles tem para a gente”, disse.

A Casa de Repouso

A Casa de Repouso Pro Vida é um centro de convivência e cuidados especializados na assistência aos idosos, que prima pelo conforto, bem estar, atenção e qualidade de vida dessa população.

A casa possui um espaço construído para atender as necessidades dos idosos, com uma área de 1200m² distribuídos em um lindo jardim, área solar, espaço para diversas atividades, oratório, cozinha, refeitório, suítes para uma, duas, três e quatro camas, banheiros amplos e com toda estrutura para oferecer segurança e conforto aos idosos.

Notícias Recentes