EDUCAÇÃO: ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO RECEBEM ATENÇÃO ESPECIAL NO ENSINO

na Categoria Educação

A Prefeitura de Sabará, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sabará (CMDCA) e o Itaú Social, tem se empenhado bastante para proporcionar mais recursos e materiais que aumentam e qualificam o aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais da nossa rede municipal, como exemplo, a aquisição da impressora Braille para alunos cegos ou com baixa visão.

Atualmente a demanda da nossa rede municipal de ensino são de dois estudantes cegos, um na Escola Municipal Afonso Maria, em Ravena, e outro na Escola Municipal Construtor Joaquim Borges, em General Carneiro. Além desses, um aluno com baixa visão na Escola Municipal Vereador José Lopes, no bairro Nossa Senhora de Fátima, também recebe o material em Braille. As atividades são digitadas de acordo com a orientação dos professores que acompanham os alunos. O Núcleo Psicopedagógico da Secretaria Municipal de Educação faz a impressão e encaminha para a escola.

A Secretária Municipal de Educação de Sabará, Fernanda Silveira, destaca a importância da impressora. “É um equipamento voltado para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, sendo de grande importância para possibilitar que a leitura seja trabalhada como um fator de interação social, cultural e educacional”, explica Silveira.

Além de promover a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a iniciativa também facilita o trabalho dos educadores.

Assista o vídeo.