DOIS MESES DE ENFRENTAMENTO A COVID-19 EM SABARÁ

na Categoria COVID-19, Saúde

O Comitê Sabarense de Enfrentamento ao Coronavírus completou dois meses. Desde que foram registrados os primeiros casos suspeitos da doença em Sabará, é essa comissão que direciona todas as tomadas de decisões do Executivo Municipal, frente a Pandemia de Covid-19.

O primeiro caso registrado como suspeito em Sabará foi em 12 de março. Logo após, o município aderiu diversas ações para conter a propagação do vírus e também como proteger os profissionais dos serviços essenciais. A primeira medida foi a suspensão das aulas da rede municipal de ensino no dia 17 de março e, logo em seguida houve a determinação de medidas de restrição social para diminuir a circulação de pessoas.

Logo no início, foram registrados números expressivos de casos suspeitos. Nos 14 dias anteriores as medidas de restrição social haviam 436 casos suspeitos. Após a implantação das medidas de isolamento houve uma redução na velocidade de crescimento dos casos suspeitos, que são pacientes notificados com síndrome gripal em serviços de saúde. Após a tomada das decisões, houve uma queda de 52% desses casos.

De acordo com o prefeito Wander Borges reuniões periódicas são realizadas para avaliar o cenário. “Os profissionais do comitê reúnem as informações considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Governo de Minas Gerais e trazem para nossa realidade. Os números registrados demonstram que tomamos as medidas certas, no momento oportuno. Seguimos nessa luta contra o vírus, sempre pautados pelas orientações técnicas do nosso comitê. Esse momento vai passar! Enquanto isso, dedicamos nossos esforços, com muita responsabilidade para salvar vidas.”