DESENVOLVIMENTO SOCIAL: REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

 na Categoria Desenvolvimento Social

Na manhã desta segunda-feira (17/10), a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu uma capacitação para representantes de Organizações da Sociedade Civil do município. A atividade, realizada no Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino, teve como objetivo capacitar e orientar os participantes sobre como elaborar a prestação de contas física e financeira dos recursos públicos repassados às organizações, para a execução de políticas públicas.

Segundo a secretaria, as prestações de contas devem estar estritamente em consonância com as leis vigentes e, também, devem atender as propostas previamente apresentadas nos planos de trabalho, que são aprovados pelos conselhos pertinentes – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). 

Todas as prestações de contas são submetidas ao crivo do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), órgão responsável pela análise e julgamento de todas as informações.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, a capacitação foi bastante produtiva. “Conseguimos orientar as entidades no que refere à execução e à prestação de contas relacionadas aos recursos públicos aplicados em projetos sociais, voltados à inclusão das crianças, adolescentes, jovens e, também, dos idosos do nosso município. Nosso intuito é fazer com que elas executem as ações sociais e façam a prestação de contas de forma correta, a fim de evitar que percam os recursos recebidos”, ressaltou.

Lucas Mendes, representante do Projeto Bom Pastor, falou sobre a importância do repasse do recurso para a instituição. “Com o valor recebido, vamos reformar a Casa Lar, que presta atendimento social a crianças e adolescentes. Faremos a renovação da pintura, troca das janelas e dos pisos dos banheiros e o fechamento do terraço para que eles tenham um espaço de recreação, onde possam se divertir, independente se o dia estará ensolarado ou chuvoso. Além disso, vamos instalar o sistema de energia solar fotovoltaica para zerar nossa conta de energia e, com isso, reduzir custos”, compartilhou.

Adriana Dias, representante do Grupo das Samaritanas, também comentou como a organização utilizará os recursos públicos recebidos. “Atualmente, nossa instituição presta serviço de convivência e de fortalecimento de vínculos a 173 pessoas de 4 a 16 anos em estado de vulnerabilidade social. E, para oferecer um melhor atendimento a elas, faremos uma reforma geral do prédio que sofreu sérios danos com as enchentes ocorridas na cidade. E, após a reforma do imóvel, realizaremos, no local, oficinas de capacitação profissional – manicure, pedicure, culinária e drywall, em parceria com o Senac, voltadas para assistidos de 14 a 18 anos. Nossa proposta é auxiliá-los na busca e desenvolvimento de uma profissão para que possam se sustentar e trilhar seus próprios caminhos”, explicou.   

Júlio César, representante do Lar dos Idosos José Verçosa Junior, destacou como é fundamental o repasse de recursos públicos para a execução de melhorias nas instituições voltadas para o atendimento social. “Este recurso é de suma importância para todas as organizações, pois, por meio dele, elas podem fazer algumas intervenções que proporcionam mais conforto, comodidade e qualidade no atendimento e de vida aos assistidos. No Lar do Idosos, implantaremos uma academia para que eles possam realizar atividades físicas diárias e um projeto de sustentabilidade com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, colocação de um sistema único de captação de água para maior controle do consumo e redução de custos com manutenção hidráulica e construção de uma lavanderia com a implantação de um sistema de reaproveitamento da água utilizada na lavagem das roupas da instituição”, comentou. 

 

Notícias Recentes