CULTURA: SABARÁ RECEBE PROJETO QUE IRÁ REVIVER HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO CIDADÃO SABARENSE

 na Categoria Cultura

Nesta quarta-feira (03/11), o “Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio” teve início no município. Esse é um movimento de arte urbana para celebrar o centenário da ArcelorMittal Aços Longos no Brasil, tendo a cidade de Sabará como o primeiro local em que a empresa se instalou no Brasil, ainda como a antiga Belgo Mineira.

Logo cedo, uma tenda foi instalada no adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Praça Getúlio Vargas. Jornalistas, fotógrafos e diretores de cinema estarão prontos para receber os moradores de Sabará para fotografá-los e registrar histórias e memórias relacionadas a uma das mais importantes cidades históricas de Minas. Após o convite e a permissão de se deixar fotografar, o morador, anônimo ou não, é chamado a se reconhecer como patrimônio cultural e a contar sua história de afetividade com o local. Essas fotografias e relatos serão transformados em exposição de imagens em grande formato, varal fotográfico e documentário.

A tenda permanecerá no local na quinta (4/11) e sexta-feira (5/11), das 9h às 17h. No sábado (6/11), no mesmo horário, a tenda será transferida para a quadra da Escola Municipal Maria Aparecida Batista, no Bairro General Carneiro.

O lançamento da exposição e do documentário está previsto para o dia 4 de dezembro, na Praça Melo Viana, próximo à Igreja do Rosário, quando será aberta a mostra de retratos dos moradores. Também será promovido um concurso de redação, em que estudantes de Sabará contarão histórias sobre moradores da cidade.

Sobre o Projeto

O projeto Moradores é uma criação da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte. Já passou por cinco estados, 21 territórios e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial. Para conhecer mais sobre o Projeto Moradores, acesse o instagram @projetomoradores.

Notícias Recentes