CULTURA: ROTA DA LIBERDADE ILUMINARÁ SABARÁ NESTA SEXTA-FEIRA E SÁBADO

 na Categoria Cultura

Com apoio da Prefeitura de Sabará, realização da “Homem Gaiola – Arquitetura e Cenografia Audiovisual” e patrocínio da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais S.A., lasers e videomapping irão integrar, nos dias 2 e 3 de setembro (sexta-feira e sábado), das 19h às 23h, a arquitetura da Praça Melo Viana em uma imersão de luzes e cores que vai contar a história e a cultura do município.

Sabará, uma das cidades históricas mais antigas do estado de Minas Gerais, terá toda sua riqueza cultural homenageada pelo Rota da Liberdade, projeto que, em julho, encantou o público com uma cara nova ao entorno do Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte. Desta vez, a iniciativa vai iluminar as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Melo Viana, no Centro Histórico. A fachada vai receber intervenções de laser e um videomapping exclusivo com cenas que homenageiam a cultura e contam a história de Sabará.

A direção do projeto fica por conta do artista Rafael Cançado, mais conhecido como Homem Gaiola. Arquiteto, artista digital e um dos diretores do coletivo internacional Dark Light Studio, o VJ realizou uma intensa pesquisa sobre os aspectos históricos de Sabará, para criar um trabalho que reflita as preciosidades culturais e arquitetônicas do município. “Sabará tem uma enorme bagagem cultural. Vamos explorar a arquitetura da fachada da igreja com temas que vão desde o Rio das Velhas, o ciclo do ouro, a jabuticaba e, claro, o barroco, que é um dos nossos maiores patrimônios”, conta.

Rafael explica que seu trabalho consiste em transformar a realidade por meio das luzes, criando uma sensação de imersão capaz de transmitir sensações para o público. Em cada trabalho que faz, o artista busca desenvolver uma narrativa única, que dialogue com as tradições, valores, e histórias de cada espaço e projeto, trazendo reflexões e novas experiências com a arte.

Sabará

A palavra “Sabará” tem origem em um termo tupi que significa pedra grande brilhante. A cidade, localizada na região metropolitana da capital, possui uma enorme bagagem cultural, com atrativos turísticos que remetem ao período do Ciclo do Ouro e que encantam quem busca encontrar calma e história.

Erguida em 1713 por pessoas em situação de escravidão, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário nunca foi finalizada. Mas, mesmo sem seu projeto inicial ter sido completado, a igreja revela a fé e a força do povo negro africano e, por isso, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Hoje, é um dos cartões postais da cidade que mais atraem os turistas.

Para mais informações, acesse o instagram @rota.da.liberdade.

Notícias Recentes