CULTURA: PROJETO “FÁBRICA DE TEATRO” CHEGA A SABARÁ E DIVERTE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

na Categoria Sem categoria

O projeto “Fábrica de Teatro” chegou às escolas municipais Maria Célia de Freitas e Maria Costa Pinto, em Sabará, nessa quinta-feira (21/9). As instituições de ensino receberam estruturas de um armário, com um acervo cultural na área das artes cênicas, e os alunos assistiram a uma intervenção teatral que estimulam as crianças a utilizarem o armário e a praticar as artes cênicas.

A intervenção conta a história de dois amigos que começam a conversar, pois já estão cansados de ficar o dia todo jogando no celular e vendo redes sociais. O grande sonho deles é embarcar em grandes aventuras e conhecer piratas, fadas, princesas, animais falantes e muito mais.

Nesse momento de tédio, um deles resolve abrir um armário antigo que era da avó, e dentro dele encontra todos seus sonhos reunidos. O jovem convida seu amigo a embarcar nessa aventura, para desbravar reinos com fantasias e encontrar objetos. Juntos, eles se vestem de diversos personagens, contam muitas histórias e descobrem que o que estão fazendo é arte. Encenando, os amigos mostram que o teatro é capaz de tudo, basta ter imaginação.

Dentro do armário, as crianças encontram figurinos e adereços, que estimulam a imaginação e o trabalho em equipe, e as incentivam a terem maior contato com o universo das artes cênicas.

Segundo os idealizadores do projeto, a prática teatral na infância ajuda no desenvolvimento da criatividade, melhora a dicção, auxilia na desinibição, estimula a memória e a concentração e pode ser uma ótima maneira de entreter e divertir as crianças. A iniciativa conta com intérprete de libras e monitor que auxiliam o público e participantes que possuem alguma deficiência.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o “Fábrica de Teatro” conta com o apoio da Prefeitura de Sabará, tem produção da Faço Arth, com patrocínio da J. Mendes, e é realizado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, e Reconstrução.