CULTURA: ESPETÁCULO “A ILHA DESCONHECIDA” SERÁ APRESENTADO NO CENTRO CULTURAL JOSÉ DA COSTA SEPÚLVEDA

na Categoria Cultura

O espetáculo teatral “A Ilha Desconhecida”, livre adaptação de “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, será apresentado nesta sexta-feira (19/8), às 19h30, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, localizado no Centro da cidade.

Com realização da Prefeitura de Sabará e apresentação do Grupo Teatro Kabana, a peça encanta o espectador pela sutileza da história, pela delicadeza dos bonecos feitos com cabaças e pela música de cena original, melódica, com violão, bandolim, acordeon e ritmada por instrumentos de percussão. Tudo é envolvido em um clima de cumplicidade criado entre os atores e a platéia, que se deixa levar pela fantasia.

A entrada é gratuita e o espaço está sujeito à lotação. A duração é de 1 (uma) hora e a classificação é livre.

O Conto

Um homem do povo pede ao rei um barco. Com insistência e ousadia, consegue convencer o monarca a satisfazer seu desejo, embora parecesse uma insensatez, uma vez que ele quer o barco para procurar uma ilha que ninguém conhece, nem mesmo ele. Qual o propósito da busca daquele homem? Que ilha desconhecida é essa? Ao lado da mulher da limpeza do castelo, que decide segui-lo, o homem parte em busca de sua ilha misteriosa, como misteriosos são os sonhos humanos.

A Montagem

Mais importante que o enredo é a forma com que Saramago conta a história, um relato, quase desconcertante, do paradoxo que as pessoas são expostas, em algum momento de suas vidas, ao querer estar longe delas mesmas para poder enxergar o mundo melhor. O projeto de transportar para o teatro essa pequena obra prima, preservando a poética e a metáfora de Saramago, não é tarefa fácil, mas o desafio guiou os atores por rotas surpreendentes.

O Grupo

O Grupo Teatro Kabana teve início em 1980, data de sua primeira montagem, quando também iniciou a sua pesquisa voltada para o teatro de rua, o circo e o teatro de bonecos. Sediado na Vila Marzagão, em Sabará, desde 1997, o grupo consolidou ali a sua vocação para o teatro popular, político, mambembe e comprometido com o desenvolvimento cultural e social.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (31) 3671-1780.