CULTURA: ESCRITOR SABARENSE, ANÍBAL MACHADO, SERÁ HOMENAGEADO EM ATIVIDADES LITERÁRIAS NO SOLAR DO PADRE CORREIA

na Categoria Cultura

Hoje (17/11), O Ministério do Turismo, a Secretaria Especial de Cultura, o Instituto Brasileiro de Museu e o Museu do Ouro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sabará, farão o lançamento do livro “Aníbal Machado – um escritor em preparativos”, de autoria do professor Marcos Vinícius Teixeira.

O evento será realizado às 19h, no Solar do Padre Correia (Rua Dom Pedro II, 200, no Centro), e contará com a participação do autor da obra numa sessão de autógrafos. A programação contará com apresentação musical do músico Nilson de Souza, fruto da parceria entre a Prefeitura de Sabará e a Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Aníbal Monteiro Machado (1894-1964) nasceu em Sabará, no dia 9 de dezembro de 1894. Foi escritor, crítico de arte, professor brasileiro, ensaísta e contista. Além disso, foi considerado um dos mais importantes mestres do conto na literatura brasileira. Entre as suas principais obras estão os contos “Viagem aos Seios de Duília”, “O Iniciado do Vento”, “A morte da porta-estandarte”, “Tati: a garota” e o romance “João Ternura”.

A iniciativa da edição, que tem como objetivo promover a formação literária e a disseminação de conhecimentos sobre a obra do escritor sabarense, surgiu no âmbito do projeto educativo “Clube de Leitura Iniciados de Aníbal”, desenvolvido pelo Museu do Ouro, desde 2016.

Segundo os organizadores do evento, o livro é uma relevante publicação, uma vez que é o primeiro trabalho de crítica literária sobre a obra de Aníbal Machado editado no Brasil, o que vem suprir uma lacuna na bibliografia. A obra oferece aos leitores uma referência para futuros estudos e pesquisas sobre o escritor modernista, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do saber literário.

Sobre o autor

Marcos Vinícius Teixeira nasceu em 1980, em Caratinga (MG). Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), licenciando-se em Língua Portuguesa e bacharelando-se em Estudos Literários. Possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador adjunto do mestrado acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e na unidade universitária de Campo Grande (MS), onde, também, atua como professor do curso de Letras e um dos líderes do grupo de pesquisa “Modernismo Periférico: Poéticas do Século XX”.

Encontro Literário

Dando continuidade à programação literária do Solar do Padre Correia, amanhã (18/11), às 19h, será realizado o Encontro Literário “Nas Páginas do Estado de Minas: uma experiência folhetinesca na Primeira República”. O autor Marcos Vinícius Teixeira apresentará o curioso folhetim escrito por Aníbal Machado e publicado, periodicamente, no período da Primeira República.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (31) 3671-1780.