CULTURA E TURISMO: CONHEÇA OS CHEFS DE COZINHA QUE IRÃO PARTICIPAR DO 13º FESTIVAL DA BANANA

 na Categoria Cultura

O 13º Festival da Banana, evento típico de Ravena, em Sabará, acontecerá neste fim de semana nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2022, na Praça Nossa Senhora da Assunção, localizada no Centro do Distrito. Serão três dias de festa em que moradores locais, visitantes e turistas poderão participar de diversas atividades gratuitas, entre elas o espaço Cozinha Show, com pratos preparados na hora por renomados chefs.

Danilo Simões, um dos chefs de cozinha que irá participar do festival, fala sobre sua expectativa com relação ao evento. “Espero que ele seja maravilhoso, assim como é a banana, esse ingrediente super versátil, que pode ser utilizado de diversas formas. Acredito que será um momento em que os chefs participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências e, é claro, tudo isso com uma boa participação do público,” disse. O chef também adiantou o que irá apresentar no Cozinha Show. “Irei preparar como entrada o patacone, que utiliza banana verde frita, como prato principal uma moqueca de banana e de sobremesa um sorvete de banana caramelada”, revelou.

Renan Bastos, outro chef que irá participar do festival, também destaca o que espera do evento. “Estou bem animado, porque uma das coisas que eu gosto na gastronomia é esse sentimento de pertencimento que um ingrediente típico da região proporciona para o povo local; e a banana e a cultura alimentar de Ravena cumpre bem esse papel importante de despertar esse sentimento e contar a história do povo do distrito. Será um prazer repassar o conhecimento que adquiri nos meus 10 anos de cozinha e, principalmente, contribuir para despertar, ainda mais, esse sentimento de pertencimento aos moradores de Sabará. Sou apaixonado por isso”, declarou. Renan, ainda, relatou alguns detalhes sobre sua apresentação no Cozinha Show. “Pensei em algo acessível e com representatividade latina. Sendo assim, vai ter patacones com ceviche e patacones com guacamole e milho tostado. Vou servir juntas as duas entradinhas, que são tipo snacks, para comer com uma ou duas bocadas. Venho, nos últimos tempos, aprendendo mais sobre nosso continente e seus costumes. Então, sempre que posso, preparo algo bem latino com uma receita barata e bem simples de replicar”, compartilhou.

Conheça os oito chefs e o bartender/cachaceiro que irão se apresentar no festival

Carolina Dinelli, chef

Chef de cozinha, confeiteira, professora de Cozinha Profissional pelo Instituto Gourmet Belo Horizonte, consultora gastronômica e membro da Fic Brasile.

Carolina Raslan, chef

Graduada em gastronomia, trabalha com eventos e desenvolvimento de produtos em charcutaria e fermentação.

Danilo Simões Coelho, chef

Danilo é biólogo, com especialização em educação ambiental e em gestão de alimentos e bebidas. É mestre em turismo e meio ambiente com a dissertação: “O turismo gastronômico e a biodiversidade do cerrado”. Além disso, é cozinheiro profissional e gastrônomo.

Foi coordenador por 10 anos do primeiro curso superior de gastronomia de Belo Horizonte no Centro Universitário Estácio, foi coordenador do MBA em gastronomia do SENAC e, hoje, é professor no Centro Universitário UNA e colaborador do Centro de Referência do Queijo Artesanal. Foi sócio proprietário e chef de cozinha da Galeria da Empada, que funcionou por 12 anos em Belo Horizonte, do restaurante Ser-tão, em Montes Claros, e do restaurante Bordô, em Belo Horizonte.

Colaborou em livros de gastronomia, entre eles Minas com  Sabor de História – Gastronomia e Mineiridade, no qual fez a produção culinária, Terra de Minas Culturas e Sabores e Circuito Minas dos Festivais. Participou de viagem gastronômica na França, onde visitou doze restaurantes estrelados, escolas de culinária como a Ferrandi e Alain Ducasse, fábrica de chocolate e queijo, fazendas de oliveira e de produção de azeite, caça à trufa e fez curso na Escola Alain Ducasse, em Paris.

Participou, também, de vários festivais gastronômicos como o de Tiradentes, Caxambu, São Lourenço, Pequi, Jenipapo de Minas, Niterói, Petrópolis, Parintins, Palmas, Paraopeba, entre outros municípios. Foi curador do Festival Palmas para Elas, do Festival de Gastronomia de Paraopeba, da gastronomia do Festival de Violão de BH, do Festival de Jazz de Tabuleiro e da Feira Mostrô. Atua como pesquisador, divulgador e defensor do bioma cerrado e sua utilização sustentável na gastronomia.

Elaine Torres, chef

Sócia proprietária e chef de cozinha da Quintal Torres Derivados de Jabuticaba e da Ouro Negro Derivados da Jabuticaba e Mel. É, também, bacharel em administração geral pela Faculdade de Sabará, pós graduada em Qualidade de Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e graduada em gastronomia pela Universidade Estácio. Participou da equipe organizadora do Festival da Jabuticaba de Sabará nas edições de 2019 e 2021. Na edição de 2019, foi a vencedora do Concurso Inovação. Neste mesmo ano, conduziu a organização do Cozinha Show do Festival do Ora-Pro-Nóbis de Sabará. Além disso, já foi jurada do concurso Comida de Boteco de Caeté em 2019 e 2020.

Felipe Leroy, chef

Cozinheiro profissional, formado pelo SENAC-MG, e pós graduado em “Dirección de Hoteles y Restaurantes”, pelo Centro Superior de Hotelaria e Turismo de Valencia – Espanha.

É proprietário da Cozinha Vitrine – Escola de cozinha e Catering Treinamentos Empresariais (Cozinha Educativa) e produção de eventos personalizados, customizados para cada conceito.

É, também, docente nas disciplinas em Gestão de Cozinhas, Gestão em A&B, Tendências da Gastronomia e Hotelaria, Elaboração de Cardápios, Cozinha Internacional e Consultoria Empresarial nos cursos de MBA e Pós Graduação do SENAC-MG, em Belo Horizonte, Barbacena (Hotel Escola Grogotó), Uberlândia, Pouso Alegre, Juiz de Fora e Governador Valadares.

Maria José Avelino Victória, chef

Chef de cozinha, graduada pelo Centro Universitário UNA, extensionista do projeto LEIA-UNA (Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem), professora de confeitaria e gastronomia no IG (Instituto Gourmet), proprietária do Maria José Buffet, professora na Faculdade Promove, chef associada a Federazione Italiana de Couch e apreciadora e pesquisadora de quitandas mineiras. Atualmente está cursando pós graduação em Gestão de Negócios.

Renan Bastos, chef

Trabalha há 10 anos no mercado de gastronomia da capital mineira com passagens como chef de cozinha no Café CentoeQuatro e 42 Burger House, entre outros locais. Sua história está ligada intrinsecamente com a cozinha mineira. Com formação na Estácio de Sá, o gastrônomo ficou conhecido mundialmente pelo reality Hell’s Kitchen, apresentado no Brasil como Cozinha Sob Pressão e exibido em todos os continentes pela TLC Inc. e, no Brasil, pela emissora SBT. Atualmente é consultor gastronômico, produtor de conteúdo, professor e fiel defensor da “cozinha de base”, como ele chama carinhosamente a cozinha afetiva.

Wessery Zago, chef

Wessery Zago é chef de cozinha, consultor gastronômico, professor, palestrante, graduado em gastronomia pelo Centro Universitário UNA, pós graduado em Gestão em Negócios Gastronômicos pelo Centro Universitário UNA e pós graduado em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi. É membro ativo da Frente da Gastronomia Mineira e curador de alguns dos principais festivais gastronômicos de Minas Gerais, entre eles a Semana da Gastronomia Mineira, Festival Gastronômico de Pequi, Encontro da Hotelaria, Hotel Gourmet e Festival Gastronômico de Caxambu. Além disso, é idealizador e realizador do Festival de Jenipapo de Minas. É, também, jornalista, com atuação em inúmeros jornais nacionais e internacionais.

Participou de inúmeros festivais gastronômicos, entre eles Minas é o Mundo, Diamantina Gourmet, Feira Aproxima, Festival Gastronômico de São Francisco do Glória, Festival Tiradentes, Festival Gastronômico de Três Marias, Festival Gastronômico de Escarpas do Lago, Festival de Pará de Minas, Festival da Jabuticaba de Sabará e Mesa ao Vivo.

Leo Gomes, bartender e cachaceiro

Bartender, cachaceiro, com formação em coquetelaria e estudante de gastronomia. Atualmente é bartender e comercial na Lamparina Cachaçaria, com passagem pelo “Bar do Lobby”, do Ouro Minas Palace Hotel. É, também, embaixador da Cachaça Mineiriana e membro da Frente da Gastronomia Mineira. Já participou de inúmeros festivais como o Festival Gastronômico Serra do Rio do Peixe e o Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba.

Para mais informações sobre o 13º Festival da Banana de Sabará, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3671-1780.

Notícias Recomendadas