CULTURA: DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO EM SABARÁ

 na Categoria Cultura

O dia 20 de novembro é o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra. A data, instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, remete ao dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto, em 1695, aos 40 anos de idade.

E, para celebrar este dia que marca a luta do povo que representa a maioria da população brasileira, o Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário, a Faculdade de Sabará, o Mãos que Modelam, a Prefeitura de Sabará, por meio Secretaria Municipal de Cultura, e a AngloGold Ashanti, por meio do Parcerias Sustentáveis, realizaram nos dias 16 e 19/11 (quarta-feira e sábado), a Festa da Consciência Negra 2022.

Na quarta-feira (16/11), aconteceu uma roda de conversa na Faculdade de Sabará. A atividade, que teve como tema “Valores da Mãe África em nosso meio”, foi conduzida pelo padre Rogério Messias e orientada pelo professor Fred Moreira. 

Já neste sábado (19/11), também foi realizada uma roda de conversa no Solar do Padre Correia, voltada para as pessoas interessadas nos valores de africanidade brasileira. Os participantes contaram com a ministração do tema “A argila e a vida, sua importância ancestral e geração de renda”.  A atividade foi conduzida por Makota Kidoiale, do Quilombo Manzo Ngunzo Kaigo, de Belo Horizonte.

Na sequencia, houve apresentações culturais de capoeira, danças e roda de samba, desfile de moda afro na rua, exposição e comercialização de peças de cerâmica, oficina de argila e venda de bebidas e comidas típicas.

Notícias Recomendadas