CONSEQUÊNCIAS: DESCARTE IRREGULAR DE LIXO E RESÍDUOS PREJUDICA TODA A CIDADE

na Categoria Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras, Regional, Sabará Mais Viva, Saúde, Zoonoses

“Não jogue o lixo na rua” e “lugar do lixo é no lixo”. Essas recomendações deveriam ser seguidas à risca, mas infelizmente não é o que vemos no dia a dia. O lixo despejado irresponsavelmente é uma agressão ambiental e uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. Além disso, contribui para alagamentos e inundações em períodos de chuva e aumenta os gastos públicos com limpeza urbana.

Lembre-se que a responsabilidade é de todos quando o assunto é limpeza urbana. Tanto que as consequências da incorreta disposição dos resíduos sólidos, quem sofre, é a própria população.

Sujeira nas ruas

• Quando tiver um lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e o jogue fora de maneira correta.

Obstrução do passeio público

• Restos de reformas e da construção civil atrapalham a circulação e dificultam a mobilidade urbana. Devem ser colocados em caçambas.

Poluição visual

• Caixas de papelão, lixo fora da lixeira e restos de comida no chão irregularmente acumulam sujeira e criam um cenário que ninguém quer ver ou conviver.

Alagamentos e inundações

• Aquele papel que não descartamos de forma correta contribui para obstruir galerias de águas pluviais, impedindo a passagem da água.

Proliferação de doenças

• Infestação por pragas e vetores de endemias podem ocorrer quando há um acúmulo de resíduo incorreto em terrenos. A consequência são os riscos à saúde pública.

Denúncias podem ser feitas nas Regionais de Sabará, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde ou ainda na Secretaria Municipal de Obras.