COMPLEXO VIÁRIO DO BAIRRO PACIÊNCIA

na Categoria Obras

A Prefeitura de Sabará liberou neste sábado (11/07) o acesso à nova ponte do Complexo Viário Paciência. A obra faz parte de um conjunto de intervenções que estão sendo executadas na região. O complexo
inclui também uma nova avenida e a adequação do antigo pontilhão ferroviário que ligará o bairro Paciência à Avenida Central. Além disso, essas obras viárias melhorarão consideravelmente o acesso ao bairro Vila Real e ao Condomínio Scharlé, locais que estão em constante expansão planejada. As outras intervenções também estão em andamento e em breve serão entregues a população.

Entenda a obra

Em julho de 2016, a prefeitura divulgou um projeto de construção de uma nova ponte, ligando o bairro paciência ao Centro da cidade. As obras, financiadas por um convênio com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) foram iniciadas em ritmo acelerado, mas logo ao final da gestão a realidade mudou. O convênio prevê o repasse no valor de R$ 4.500.000,00, com uma contrapartida da Prefeitura no valor de R$489.206,69. A obra foi orçada em 3.836.551,67 pela empresa Lufem Construções, vencedora do processo licitatório.

Dificuldades

Porém para execução total da ponte e de seus acessos, eram necessárias desapropriações, uma delas  a do posto de gasolina localizado na Rua Kaquende.

Um levantamento feito pela Prefeitura à época apontou a intenção de que o posto de gasolina fosse transferido para ao lado do Centro de Atendimento ao Turista, na área que hoje é destinada a estacionamento. Esse diagnóstico constatou que foi feita uma avaliação de R$650.000,00 daquela área como pretensa troca de endereço. Paralelo a isso, existia o valor de desapropriação que a prefeitura ofereceria para posto no valor de R$165.000,00, valor esse que  não é compatível com as despesas que serão geradas com a mudança.  Um levantamento encaminhado à prefeitura pelos proprietários do posto descrevia a indenização em cerca  de  R$3.000.000,00.

O convênio da ponte não previa  os custos com indenizações e para executar aquele projeto a retirada do posto era fundamental.

Paralelo a essa dificuldade, havia também a pendência de uma documentação imprescindível para continuidade das obras. A outorga, de Direito de Uso de Recursos Hídricos, documento permite a continuidade do processo sem que seja caracterizado crime ambiental, só foi liberada pelo governo do Estado em fevereiro de 2018. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Obras elaborou um novo projeto, considerando a permanência do posto e a viabilidade dos acessos e submeteu a nova proposta a SETOP para aprovação.

Nova Proposta

A Lufem Construções solicitou o realinhamento de preços, o que foi feito pela Prefeitura, dado o tempo de paralisação da obra. A princípio a empresa concordou, mas se recusou a iniciar as obras antes do término dos trâmites legais, o que gerou mais atraso na retomada das obras. Diante da dificuldade de negociações com a empresa,  a Prefeitura de Sabará rescindiu o contrato e realizou processo licitatório para contratação de uma nova empresa que executou obras de conclusão da ponte, além da rotatória de acesso ao bairro Paciência e a interligação das Avenidas Exp. Romeu Jeronimo Dantas e Av. Vitor Fantini. A empresa Paineira Engenharia LTDA venceu a concorrência e executou as obras da ponte que integra o Complexo Viário do bairro Paciência. O valor investido é de aproximadamente R$7 milhões.

Provisoriamente a passagem de pedestre continua sendo realizada pela ponte Saldanha Marinho. A nova ponte contará também com uma nova passagem, incluindo e passarela até a avenida Vitor Fantini, próximo a entrada da Praça de Esportes. Essas intervenções serão finalizadas nos próximos dias.

A Ponte receberá o nome de Silvio Lourenço, em homenagem a esse importante construtor sabarense.