CIRCUITO TURÍSTICO: REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL, DO PROJETO REDE TRILHAS E DA ALIANÇA BIKE VISITAM SABARÁ PARA CONHECER O ROTA DO FERRO

na Categoria Turismo

Com o intuito de conhecer o Circuito Turístico Rota do Ferro, ramal ferroviário desativado, que funcionou no século passado e que transportava mercadorias pela região de Belo Horizonte, representantes dos Ministérios do Turismo, dos Transportes e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, e do Projeto Rede Trilhas, e o diretor da Aliança Bike, Daniel Guth, fizeram uma visita técnica em Sabará, neste sábado (6/4).

Durante a cicloviagem, que contou com a parceria e apoio da Prefeitura de Sabará e da Associação Turística Rota do Ferro, eles tiveram a oportunidade de trocar informações, experiências e ideias para o futuro projeto “Trilhas em Trilhos”, que pretendem lançar em todo Brasil. Segundo os idealizadores, o projeto visa transformar os antigos e desativados ramais ferroviários (onde não é viável a reutilização ferroviária) em corredores ou rotas de turismo, assim como é o Circuito Turístico Rota do Ferro.

“Acredito que esta visita técnica, coordenada pela Associação Turística Rota do Ferro, além de valorizar, ainda mais, nossa Rota do Ferro, irá, por meio de uma divulgação a nível nacional, trazer mais visitantes de outros estados e, também, mais ciclo-viajantes estrangeiros para nossa região”, destacou o servidor municipal da Secretaria Municipal de Turismo, Richardson Silva.

Além dos representantes, bikers observadores, do grupo Aliança Bike, e de Belo Horizonte e região, participaram da “Caravana Rota do Ferro”, que segue até Santa Bárbara. Recentemente, a Aliança Bike, Associação Brasileira do Setor de Bicicletas que tem como missão fortalecer o mercado de bicicletas e o seu uso por brasileiras e brasileiros, instalou o Contador de Ciclistas na Rota do Ferro. O número registrado de passagem de ciclistas, no período de um mês, surpreendeu a todos. Foi uma das mais expressivas de todos os circuitos ciclo-turísticos do Brasil, fato que aguçou, ainda mais, a vontade dos representantes da Aliança Bike de São Paulo vir conhecer a Rota do Ferro, acompanhado dos representantes dos ministérios e do Projeto Rede Trilhas.

Rota de Ferro

O Circuito Turístico Rota do Ferro, composto por 80 km, segue o leito do antigo ramal ferroviário EFSSB-1901, estrada de ferro que vai de Sabará a Santa Bárbara.

O percurso inicia em Sabará, seguindo para as cidades de Caeté, Barão de Cocais e termina em Santa Bárbara. Por se tratar de uma rota turística e não um circuito, fica a critério do turista / esportista a elaboração da melhor logística para sua viagem ou prática esportiva.

O percurso é destinado exclusivamente para praticantes de cicloturismo, cavalgada, caminhada/corrida a pé (trail run) e esportes não motorizados, seguindo o percurso do antigo e desativado Ramal Nova Era (EFSSB). Por se tratar de um trajeto pela antiga estrada férrea, não requer habilidade técnica, o que torna a Rota do Ferro um percurso que atrai iniciantes e também os mais experientes.

Atualmente, não há trilhos e dormentes pelo caminho. Em algumas partes há apenas britas da antiga estrada de ferro. Durante o caminho é possível encontrar ruínas como estações ferroviárias abandonadas, parte de construções utilizadas na época e pequenos túneis.

Além de incentivar a prática esportiva, a Rota de Ferro visa o desenvolvimento e incremento do turismo local nas cidades históricas de Sabará, Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara, bem como nos vilarejos desses municípios por onde passa o antigo ramal férreo.

Associação Turística Rota do Ferro

A Associação Turística Rota do Ferro é responsável pela manutenção, sinalização, ações de divulgação e utilização do Circuito Turístico Rota do Ferro. A instituição tem um papel fundamental para o sucesso deste belo e saudável produto turístico.