TURISMO: PREFEITURA APOIA PROJETO ROTA DO FERRO

na Categoria Turismo

A Prefeitura de Sabará, por meio da secretaria de Turismo, tem apoiado o projeto Rota do Ferro, que surgiu no município com um grupo de voluntários. Várias ações vêm sendo feitas como, por exemplo, a manutenção e limpeza de trilhas, construção da ponte Pênsil, com 28 metros de comprimento sobre o rio Caeté-Sabará, e instalação de totens informativos ao longo da rota.

O objetivo é desenvolver e divulgar a estrada de ferro, que vai de Sabará a Santa Bárbara. Essas rotas de turismo de aventura têm ganhado cada vez mais espaço no mundo. O percurso é destinado exclusivamente para praticantes de cicloturismo, cavalgada, caminhada/corrida a pé (trail run) e esportes não motorizados, seguindo o percurso do antigo e desativado Ramal Nova Era (EFSSB). Por se tratar de um trajeto pela antiga estrada férrea, não requer habilidade técnica, o que torna a Rota do Ferro um percurso que atrai iniciantes e também os mais experientes.

Além de incentivar a prática esportiva, a Rota de Ferro visa o desenvolvimento e incremento do turismo local nas cidades históricas de Sabará, Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara, bem como nos vilarejos desses municípios por onde passa o antigo ramal férreo.

O bairro Pompéu, além da gastronomia, tem atraído visitantes para a prática do Ecoturismo, principalmente na Rota do Ferro. Luísa Soares, moradora da região, enfatiza a importância da rota e os cuidados sanitários que devem ser adotados em tempos de pandemia: “Temos percebido que os números de pessoas e turistas, que vem em busca das diversidades que temos no Pompéu e, principalmente, nas rotas turísticas, têm aumentando a cada dia. A vinda delas é importante para o nosso município, porém, neste período de pandemia, temos que tomar todos os cuidados possíveis”, explicou.

Rota do Ferro

A Rota do Ferro é um ramal ferroviário desativado, que funcionou no século passado e transportava mercadorias pela região de Belo Horizonte. Atualmente, não há trilhos e dormentes pelo caminho. Em algumas partes há apenas britas da antiga estrada de ferro. Durante o caminho é possível encontrar ruínas como estações ferroviárias abandonadas, parte de construções utilizadas na época e pequenos túneis.

O percurso, de aproximadamente 80 quilômetros, inicia em Sabará, seguindo para as cidades de Caeté, Barão de Cocais e termina em Santa Bárbara. Por se tratar de uma rota turística e não um circuito, fica a critério do turista / esportista a elaboração da melhor logística para sua viagem ou prática esportiva.

“O projeto Rota do Ferro é importante para a cidade de Sabará. Atrai diversas pessoas e turistas para o município, gerando lucros para os comerciantes. Hoje, por meio da associação, conseguimos várias intervenções que ajudam o projeto e, também, temos o apoio da Prefeitura” afirmou, Zé Maria, presidente da associação Rota do Ferro.