Chuvas em Sabará – 29/01/2020

na Categoria Governo

LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS: Trabalho intensificada na região Central, ao longo da Vitor Fantini, Arraial Velho, Pereira Vieira, João Hamaceck, Paciência. Trabalho intenso também em General Carneiro, Borges, Roça Grande, entre outras regiões.

TRÂNSITO: Algumas vias seguem interditadas: Parte da Av. Vitor Fantini, Pereira Vieira e entorno, Paciência.  O trânsito para veículos pesados será liberado no período noturno. Carretas serão liberadas no esquema siga e pare a partir das 23ho na pista inferior  da Av. Vitor Fantini. Em função disso, o trânsito estará retido para passagem dos veículos. É importante que o motorista que passe pela via nesse horário redobre a atenção. O trânsito será liberado na Av. Vitor Fantini a partir de quinta-feira 30/01. Com isso os ônibus retornam o itinerário normal.

SAÚDE: Todas as casas das regiões afetadas foram visitadas por Agentes de Controle de Endemias que deram orientações, distribuíram hipoclorito e água sanitária para desinfecção. Após a secagem das residências, os agentes voltarão para fazer desratização e dedetização nas residências afetadas. A Prefeitura iniciou a vacinação nas regiões interditadas ou com dificuldades de acesso. Somente no Paciência foram aplicadas 207 doses de vacina no período da tarde. A ação percorrerá as regiões: Pereira Vieira e Entorno, Arraial Velho, Catita, General Carneiro. Importante ressaltar que esse serviço é prioritário aos que tem dificuldades de se direcionar aos postos de saúde.

ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS: Atualização dos Abrigos: E. Geraldo dos Santos (Morro da Cruz) e E.M. Maria Celia de Freitas (Roça Grande). Total de Desabrigados: 86 Total de Desalojados: 2131Ainda há necessidade de doações:  Colchão, Material de Limpeza, Roupa de Cama e Banho, Higiene Pessoal, Móveis, eletrodomésticos,   Em função do início do ano letivo, haverá a necessidade de mudança do  Ponto de Arrecadação, que a partir de  sexta-feira 31/01 para a Comendador Viana , 165 (Antigo CAPS).

ÓBITO: A Defesa Civil do Estado registrou o primeiro óbito em Sabará, decorrente das chuvas. Trata-se de uma vítima de afogamento, ainda não identificado, do sexo masculino,  localizado pela Policia Militar. O cadáver foi encontrado no Rio Arrudas, em General Carneiro. A Policia Militar ressaltou que o registro de ocorrência se deu em Sabará, mas não necessariamente a vítima é da cidade. Há possibilidade de ter sido arrastado pelas águas até o ponto onde houve a localização, uma vez que  a maior parte do Rio Arrudas está localizada em Contagem e Belo Horizonte.

INICIO ANO LETIVO: A Secretaria Municipal de Educação informou que o início do ano letivo será adiado para 10 de fevereiro em toda rede municipal. Quatro escolas da rede foram atingidas. São elas: Padre Sebastião Tirino (Centro), Augusta Azeredo (Paciência), Padre Geraldo de Souza (Roça Grande), CEI Criança de Jesus.  As Escolas Estaduais Adelino Castelo Branco e Dona Bilu de Figueiredo também foram atingidas.

ABASTECIMENTO DE AGUA: A Prefeitura solicitou informações junto a COPASA quanto a falta de água em algumas regiões. Segundo a empresa, não há cortes, mas devido ao alto consumo em decorrência das limpezas das casas, a pressão vem caindo. Em função disso, áreas mais altas estão com dificuldades de abastecimento. Ainda de acordo com a COPASA, a empresa está buscando solucionar os problemas.