CEI CABRAL: INSTITUIÇÃO DE ENSINO FOI INAUGURADA NESTE SÁBADO

 na Categoria Educação, Obras

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, inaugurou, neste sábado (9/4), o Centro de Educação Infantil Sr. Antônio Luette – CEI Cabral. 

Iniciando a cerimônia, a secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira, falou da satisfação em estar inaugurando a instituição de ensino e agradeceu a todos que contribuíram na execução da obra. “É com muita alegria que, hoje, estamos aqui inaugurando este espaço voltado para crianças até quatro anos de idade. Nossa proposta é fortalecer a base, ou seja, as crianças, pois investir na base é investir na nossa sociedade e no futuro do nosso país”, declarou. “Agradeço, também, a todos que ajudaram na construção dessa instituição de ensino, que contará com excelentes profissionais e que tanto beneficiará a comunidade local”, concluiu.

Posteriormente, a diretora do CEI, Cláudia Barroso, discursou sobre a alegria e responsabilidade de estar à frente da coordenação da instituição. “É com muita alegria e satisfação que assumo esta missão de contribuir, em parceria com as famílias, para a construção do saber e do desenvolvimento integral das crianças que estudarão neste CEI. Farei o que for possível para que este local seja um espaço de excelência, onde falaremos com sabedoria e ensinaremos com amor”, ressaltou. 

Após, o presidente da Câmara Municipal de Sabará, o vereador Roberto do Bar, disse que a inauguração do CEI simboliza um ato de gratidão a todos que investiram na construção da instituição de ensino, pois somente a educação fará deste país uma grande nação.

Em seguida, o deputado estadual, Gustavo Valadares, parabenizou a todos os envolvidos na construção do CEI. “Estou muito feliz em estar participando deste momento e parabenizo a todos que, direta ou indiretamente, estão envolvidos nesta obra, que foi feita com tanto empenho, dedicação e excelência”, enfatizou.

Na oportunidade, Luiza Félix, neta do Sr. Antônio Luette, agradeceu a todos os presentes pela homenagem, que eternizará o nome do seu avô na cidade. 

Finalizando o evento, o prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou os desafios dos investimentos educacionais no município e falou da alegria em estar entregando mais um equipamento público à população sabarense. “A Prefeitura de Sabará, mesmo em meio a dificuldades e desafios financeiros, segue investindo na área educação da cidade com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos alunos e professores. Temos executado obras de reforma, manutenção e ampliação em escolas municipais e construções de equipamentos públicos na cidade. Tivemos alguns contratempos na construção deste CEI, mas rompemos e, hoje, estamos aqui, com muita alegria, entregando esta instituição, que será um espaço de excelência e um referencial, assim como foi o Sr. Antônio Luette, nosso grande homenageado. 

Estiveram presentes na cerimônia, o vice-prefeito, Lucas Silva, vereadores, secretários municipais, demais autoridades do município, familiares do Sr. Antônio Luette, o padre Eribaldo Santos e o pastor Geraldo Marques, que abençoaram a instituição de ensino, além da comunidade local.

Gratidão

Gratidão – este é o sentimento descrito por duas mães de futuros alunos do CEI. “Estou muito agradecida e feliz com esta inauguração. O espaço está bonito, organizado e bastante acolhedor. Minha filha está encantada. Tenho certeza que ela vai amar estudar aqui”, comentou Miriam da Silva.

“Agradeço por ter feito este CEI aqui perto de casa. É uma grande oportunidade para mães e crianças da região. Todas nós estamos muito satisfeitas e tranquilas em saber que teremos um espaço perfeito, maravilhoso e totalmente preparado para receber nossos filhos”, declarou Raiane Machado.

CEI Cabral

Localizado na Rua Jatobá, 175, no Bairro Alto do Cabral, o CEI Cabral possui 774,08m² de área construída, num terreno de 1590m². A instituição conta com cinco salas com acesso direto aos banheiros infantis e solário; uma sala com acesso ao fraldário e solário; uma sala multiuso com espelhos, escaninhos e barras para auxílio de aula de dança; banheiros infantil e adulto com acesso ao pátio coberto; cozinha industrial totalmente equipada de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo bancadas integradas, tanques, pias, coifa e área de despensa. 

Há também ambientes para funcionários como secretaria, área administrativa, sala de professores, vestiários, lavanderia, rouparia, lactários, depósito e almoxarifado. 

Dispõe, ainda, de playground com colchão de areia, jardins em grama natural e sintética, conjuntamente com pátio coberto/refeitório, dando acesso a todas as dependências do CEI. O local serve, também, como espaço de convivência e área de brincadeiras coletivas. 

A arquitetura da instituição foi elaborada com espaços de estudos amplos, ventilados e iluminados de forma a trazer conforto para os alunos, pais e colaboradores. Ela tem capacidade máxima para 188 alunos em dois turnos ou 94 em horário integral.

Antônio Luette

Antônio Leocádio Pinto, conhecido como “Antônio Luette”, nasceu em 9 de dezembro de 1928, na Mutuca, arraial que, hoje, pertence à cidade de Taquaraçu-MG. Oriundo de uma família de trabalhadores rurais, desde cedo, aprendeu com os pais Cecília Magalhães Pinto e Luiz Antônio Pinto a “lida” do campo. 

Aos três anos de idade, junto aos pais e os irmãos – Joaquim, Realina, Luiz, Tereza e José, deixou a Mutuca e mudou-se para Sabará. A família foi trazida por Antônio Moreira para a fazenda dos Farias para trabalharem cortando capim e vendendo-o na cidade.

Devido à dificuldade financeira, aos 10 anos de idade, começou a trabalhar para ajudar os pais. Aos 11, juntou-se com o irmão Joaquim e negociaram a compra de um cavalo a ser pago em serviço, cortando capim. Aos 15, a venda do capim tornou-se um negócio difícil para manter toda a família. Então, decidiu sair da casa dos pais e arrumar um novo emprego. Tentou trabalhar na Belgo Mineira, principal empregadora da cidade de Sabará à época, porém não conseguiu. A oportunidade que teve foi com o Sr. Elidio para trabalhar como tropeiro. Retirava lenha de fazendas próximas a Igreja da Soledade – Fazenda Córrego das Lages e Fazenda Gen Velho, a colocava nos burros e vendia na cidade. Aos 17, decidido a trabalhar por conta própria, juntou suas economias e comprou dois burros. Aos 20, tinha três burros e conseguiu comprar o seu primeiro terreno – uma pequena propriedade no local denominado Baeta, próximo ao hoje conhecido como bairro Sobradinho, em Sabará. Nesse terreno, construiu uma casa para os pais morarem.

Empreendedor, Antônio encontrou uma forma de agregar valor ao seu serviço de tropeiro. Deixou de negociar recebendo apenas comissão sobre a venda da lenha e passou a oferecer aos fazendeiros a possibilidade de limparem seus terrenos a um menor custo. 

Aos 28 anos, no dia 22/09/1956, casou-se com Adilia Ferreira Pinto, com quem teve quatro filhos: Jamil, Adair, Nilza (in memorian) e Adilson. Aos 35 anos, já com uma pequena propriedade no Sobradinho, deixou de ser tropeiro e junto com a esposa Adília criava porcos, gado, vendia leite, banana e queijos.

Com o passar dos anos, os filhos, já crescidos, também começaram a trabalhar na fazenda, ajudando a tirar leite e a cuidar das criações. Antônio, aos poucos, foi aumentando o número de vacas e, consequentemente, sua produção de leite e queijos. A cada dinheiro que juntava, comprava as pequenas propriedades que eram vendidas ao seu redor.

Antônio dedicou-se à atividade rural até os seus 91 anos de idade. Cresceu junto a cidade de Sabará e acompanhou todo seu desenvolvimento. Sabará, era sua cidade do coração. Foi onde conseguiu oportunidades de trabalho e criou toda a família.  

Luette faleceu no dia 20/09/2020, aos 91 anos de idade, deixando o exemplo a todos que, com trabalho duro, mesmo não tendo nada a seu favor, é possível crescer e vencer na vida.

Notícias Recentes