CAPACITAÇÃO: SERVIDORES DA SAÚDE PARTICIPAM DE SEMINÁRIO E CELEBRAM O DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

na Categoria Saúde

Nesta sexta (1º/12), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids, visando alertar toda a sociedade sobre essa doença. E para celebrar a data, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o “I Seminário para ampliação e qualificação da atenção ao HIV/AIDS, às hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde: compartilhando cuidado nas Redes de Atenção à Saúde”.

Durante a atividade, realizada na Faculdade de Sabará, servidores da área da saúde do município contaram com uma série de palestras ministradas pelos profissionais – Camila Cesar (enfermeira), Vanusa Lopes (assistente social), Luiza Mello (farmacêutica), Cristiane Curi (psicóloga), Victor Rabello (médico), Adriano Marchi (médico), Henry Araújo (médico), Bruno Maia (médico) e Leonardo Veloso (médico).

Eles abordaram diversos assuntos, como dados epidemiológicos e sociodemográficos da cidade, Lei 14.289/ 2022 (torna obrigatória a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa que vive com HIV, hanseníase, tuberculose ou hepatites crônicas – HBV e HCV), HIV, Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, Testagem Rápida – HIV, Hepatites Virais e Sífilis, Autoteste HIV, entre outros.

Após as palestras, houve um momento para esclarecimentos de dúvidas dos servidores.

“Foi uma tarde bastante produtiva em que os participantes adquiriram muito conhecimento e aprendizado, trocaram experiências e esclareceram dúvidas. Espero que este seja o primeiro de muitos que virão, para capacitar, cada vez mais, nossos servidores da saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Mariana Nunes.