CAIXAS D’ÁGUA VIRAM “ABRIGO AMIGO” PARA ANIMAIS DE RUA EM SABARÁ

na Categoria Meio Ambiente, Saúde

A Prefeitura Municipal de Sabará, com o apoio de cuidadores de animais do município, realizou na manhã de hoje (19/6) uma oficina para a construção e pintura de abrigos para animais de rua.

Semanalmente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mutirões de recolhimento de materiais inservíveis, que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue – Aedes aegypti. Durante a ação, os agentes de combate a endemias recolhem caixas d’água de amianto, que estão sendo descartadas pela população, e as transformam em abrigos para animais de rua, que vivem pelas ruas do município, sob sol, chuva e frio.

Segundo Marcelo Rocha, supervisor-geral do CCZ, desde o início do projeto “Abrigo Amigo” já foram feitos mais de 50 abrigos e vinte foram finalizados hoje. “A ideia é ampliar ainda mais a produção de abrigos para acolher os animais, principalmente em períodos mais frios do ano, como agora”, explica. Marcelo ainda fala da satisfação em garantir o acolhimentos dos bichinhos. “É um trabalho voluntário, que requer muita dedicação e amor pelos animais. Cada abrigo que fica pronto é uma alegria enorme. Sabemos que estamos salvando vidas com essa iniciativa”, conclui.

Com o projeto, a administração municipal resolve dois problemas da cidade. Ela retira dos terrenos baldios e quintais de residência caixas d’agua de amianto que não se usa mais e que servem de criadouro para o mosquito da dengue e proporciona conforto para cães e gatos. A distribuição das casinhas acontece em parceria com os cuidadores de animais da cidade. Além de receberem os abrigos coloridos, alegres e bem acolhedores, os cães e gatos são monitorados pelo CCZ com realização de exames, castração e aplicação de vacinação antirrábica.