CÃES E GATOS: 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ACONTECE NESTE SÁBADO (16/9), NAS REGIONAIS BORGES E RAVENA

na Categoria Saúde, Zoonoses

No próximo sábado (16/9), das 8h às 17h, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos do município. A vacinação acontecerá nas regionais Borges e Ravena. Filhotes acima de três meses já podem tomar a vacina.

Orientações do CCZ

• Os animais devem ser levados por pessoas maiores de 18 anos;
  • É recomendável que os gatos sejam transportados em bolsas pet ou caixas e que os cães estejam com coleira e guia;
  • Os animais bravos devem estar com focinheira.

Ponto de Vacinação

• Antiga Escola – Rua Franquelino Bevenuto, s/n° – Amélia Moreira;
  • Capela Nossa Sra. Aparecida – Ravenópolis, s/n° – Ravenópolis;
  • Casa da Cristiane – Rua Atílio Purri, 225 – Jardim dos Borges;
  • Casa Paroquial Ravena – Ravena, s/n° – Ravena;
  • Escola Municipal Ordália Ferreira Campos – Travessa Cândido Lúcio Ferreira Pinto, 430 – Ravena;
  • Escola Municipal Professora Irene Pinto – BR 381, 307 – Borges;
  • UBS Km 14 (Posto de Saúde) – BR 381, s/n° – Borba Gato.
  • 23/09/2023 (sábado) – Ana Lúcia, General Carneiro e Nossa Senhora de Fátima

A 3ª e última etapa acontecerá nas Regionais Ana Lúcia, General Carneiro e Nossa Senhora de Fátima, no dia 23/09. Em breve, os pontos de vacinação serão divulgados.

Por que é importante vacinar contra a Raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. Também pode ser transmitida pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia. Podem ocorrer linfadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica, entre em contato com o CCZ pelo telefone (31) 3674-6295.