AUXÍLIO: 100 FAMÍLIAS DE SABARÁ ATINGIDAS PELAS CHUVAS SÃO BENEFICIADAS COM CARTÃO ALIMENTAÇÃO

na Categoria Desenvolvimento Social

Com o apoio da Prefeitura de Sabará, o Circuito Inclusão Rede ONG Gerando Falcões entregou, nesta sexta-feira (11/2), no CRAS Roça Grande, 100 cartões alimentação no valor de R$ 300 cada a 100 famílias sabarenses, que foram atingidas pelas fortes chuvas de janeiro, totalizando R$30.000,00. Todas foram previamente selecionadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) do município seguindo os critérios estabelecidos pela Gerando Falcões. A iniciativa visa ajudar principalmente quem trabalhava como autônomo e que perdeu tudo com as enchentes ocorridas na cidade.

Segundo a assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Eliana Saffi, as pessoas mais vulneráveis foram priorizadas. “Sabemos que mais de 100 famílias da cidade foram atingidas pelas chuvas. Porém tivemos que seguir os critérios definidos pela ONG na escolha dessas famílias, sendo eles – família com mulheres empreendedoras ou com mãe solo ou, ainda, com pessoas com alguma deficiência”, explicou.

O cartão possibilita ao beneficiado ir a um supermercado, sacolão, açougue, padaria entre outros estabelecimentos comerciais e fazer as suas compras, o que devolverá um pouco de esperança às famílias.

A CEO Fundadora do Circuito Inclusão, Débora Batista, pontuou o motivo de Sabará ter sido escolhida para ser beneficiada com a entrega dos cartões. “Mediante às fortes chuvas de janeiro, a ONG criou a Campanha “Tamo Junto – Ninguém fica pra trás”, ou seja, juntos por Minas Gerais e pela Bahia, dois estados que foram bastantes afetados pelas enchentes. E, no que se refere a Minas, Sabará foi umas das cidades atingidas e, por isso, resolvemos prestar assistência a 100 famílias do município que sofreram os impactos das inundações e que estão enquadradas nos critérios definidos pelas ONG. Assim, promovemos solidariedade e proporcionamos acolhimento e esperança a cada uma delas”, concluiu.

Para a moradora do bairro Paciência, Ludmila Fernandes, o cartão chegou em uma boa hora. “Trabalhavámos com marmitex e perdemos tudo. Tivemos grandes prejuízos. Eu não esperava que iria receber esse cartão. Ele veio em um momento em que estamos passando por dificuldades e nos ajudará a recomeçar e a reconquistar o que perdemos”, disse.

“Sou mãe de um filho especial, que requer certos cuidados. Este valor irá me ajudar com a compra do mês. Em fevereiro, não vou ter que me preocupar com os custos com a alimentação. Agradeço muito por essa ajuda”, agradeceu a moradora do bairro Roça Grande, Odília da Silva.

Sandra de Cássia, moradora do bairro Rosário I, que no momento está desempregada e desabrigada, relatou a satisfação de ter sido beneficiada com o cartão. “Fiquei surpresa, feliz e muito satisfeita com a notícia de que a minha família foi escolhida para receber o benefício. Sou mãe solo de três filhos e estou passando por um momento delicado. Meu sentimento é de pura gratidão. Não tenho nem palavras pra explicar”, destacou.

O Instituto

O Instituto Circuito Inclusão é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que conta com trabalho voluntário e auxílio de parcerias. Ele visa levar lazer, esporte e desenvolvimento social às pessoas com deficiência e suas famílias, utilizando a estratégia de rede em periferias e favelas de todo o Brasil com uma “corrida social” contra a desigualdade e a pobreza, liderada por pessoas que viveram essa realidade.

Por meio da Falcons University, Unidades Aceleradas, Oficinas e o Redesenho de Favelas e com o lema: “Juntos vamos transformar a pobreza da favela em peça de museu, antes de marte ser colonizado”, o instituto baseia suas ações em análise de dados e gestão eficiente para interromper o ciclo de pobreza e transformá-la em item de museu.

Para conhecer a Rede ONG Gerando Falcões, ajudar e fazer doações, acesse: https://linktr.ee/gerandofalcoes. E para conhecer a iniciativa Circuito Inclusão, ajudar e fazer doações, acesse https://linktr.ee/circuitoinclusao.